Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Neymar deve mudar cenário do futebol com "venda do século"

Abismo entre clubes grandes e médios na Europa deve aumentar

Futebol|Da ANSA

Neymar fez 186 jogos, 105 gols e deu 59 assistências com a camisa do Barça
Neymar fez 186 jogos, 105 gols e deu 59 assistências com a camisa do Barça Neymar fez 186 jogos, 105 gols e deu 59 assistências com a camisa do Barça

Assim que for concretizada a transferência de Neymar do Barcelona para o Paris Saint-Germain (PSG) por 222 milhões de euros (cerca de R$ 820 milhões) estará estabelecido um novo recorde mundial no futebol.

Nunca antes um clube pagou uma quantia tão exorbitante para ter um jogador. Além disso, o pagamento vindo de um xeque Catar ainda impulsionará aquele país para ter um embaixador de peso para a Copa do Mundo de 2020. Aos 30 anos, Neymar ainda estará no auge da forma e ajudará a divulgar o evento.

A "venda do século" é uma representação clara da potência financeira que mostra como são os padrões de negociações árabes que ditam as regras. O clube que mais havia gastado nesta janela de transferências, antes do PSG, era o Manchester City do xeque Mansour bin Zayed al-Nahyan, em investimentos que beiram os 200 milhões de euros. O clube pagou 60 milhões de euros por Walker, 50 milhões por Mendy, 40 milhões por Ederson, 30 milhões por Danilo e 50 milhões por Bernardo Silva.

Mas, a negociação de Neymar redimensiona até as compras mirabolantes de 85 milhões e 80 milhões de euros pelos atacantes Lukaku e Morata, respectivamente, feitas pelo Manchester United e pelo Chelsea, que detinham os "recordes" da temporada.

Publicidade

Só no ano passado houve uma negociação que causou mais perplexidade, quando o United comprou o francês Paul Pogba da Juventus por cerca de 110 milhões de euros. Antes dele, apenas as transferências de Cristiano Ronaldo e Gareth Bale para o Real Madrid tinham chegado próximo a isso.

Pai de Neymar é quem cuida dos negócios do craque
Pai de Neymar é quem cuida dos negócios do craque Pai de Neymar é quem cuida dos negócios do craque

Agora, com a transferência de Neymar, mudam-se as perspectivas e essa aceleração acabará provocando um efeito dominó capaz de jogar no mercado uma grande mudança na avaliação dos jogadores e que atingirá as negociações daqui para frente.

Publicidade

Os clubes considerados médios serão "jogados para fora" das negociações mais importantes e a fase final dessa janela de transferências ampliará o abismo entre as equipes milionárias e todos os outros.

É previsível, então, uma reação em cadeia: o Barcelona reinvestirá o dinheiro obtido com Neymar e só terá a difícil decisão sobre quem escolher para seu lugar. Depois de ter o não do próprio PSG por Verratti, o clube catalão deve voltar a correr atrás do italiano e seguirá tentando atrair Philippe Coutinho do Liverpool.

Publicidade

Blog Só Esportes: Neymar foi atrás do sonho. Dinheiro ele já tem

Só que agora é possível que os 80 milhões a 90 milhões de euros previstos nas negociações aumentem ainda mais. E os cenários não vão se limitar a isso: os catalães devem tentar novamente a contratação de Dybala da Juventus a incríveis 120 milhões de euros.

Perante a esses cenários redimensionados é difícil também achar que o Real Madrid ficará imóvel. O jovem Mbappé, do Monaco, está na mira do time de Zinedine Zidane e é possível até que Bale deixe o clube para o United. Por isso, estima-se que o clube merengue possa apresentar uma oferta de até 180 milhões de euros. No ano das grandes negociações, essa seria a chave de ouro final.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.