Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mineiro terá guerra de artilheiros entre os três favoritos ao título

Ricardo Oliveira, Fred e Rafael Moura prometem luta por artilharia e troféu

Futebol|Cesar Sacheto, do R7

Fred, e Ricardo Oliveira serão as principais atrações do Mineiro 2018
Fred, e Ricardo Oliveira serão as principais atrações do Mineiro 2018 Fred, e Ricardo Oliveira serão as principais atrações do Mineiro 2018

O Campeonato Mineiro da primeira divisão (Módulo I) começa nesta quarta-feira (17) e terá como principal atração a guerra entre artilheiros consagrados no futebol brasileiro nos três principais times do Estado e canditados ao título.

No Atlético-MG, a grande novidade foi a contratação do veterano Ricardo Oliveira (ex-Santos), de 37 anos, que ocupará a vaga deixada por Fred — o goleador retorna ao Cruzeiro depois de 12 anos.

“São 17 anos de carreira profissional. Por onde passei, fiz muitos gols, pude ser ídolo, adquiri o respeito das pessoas. Para mim, esse desafio, esse novo clube, vestir a camisa do Galo, essa torcida de massa, me motivou bastante estar aqui. Tenho certeza de que o torcedor vai apoiar bastante o nosso time neste ano. E nós vamos dar o resultado que eles esperam”, destacou Ricardo Oliveira ao ser apresentado no Galo.

O "He-Man" é a esperança de gols do América-MG no Estadual
O "He-Man" é a esperança de gols do América-MG no Estadual O "He-Man" é a esperança de gols do América-MG no Estadual

No América-MG, Rafael Moura terá a missão de fazer os gols da equipe em busca de mais um título. 

Publicidade

“O projeto do América foi o que mais me chamou a atenção. Queria ficar em Belo Horizonte, pela questão familiar. Foi a decisão acertada da minha parte", comemorou o jogador.

O Mineiro será disputado por 12 equipes: América, Atlético Mineiro, Boa Esporte, Caldense, Patrocinense, Cruzeiro, Democrata, Tombense, Tupi, Uberlândia, URT e Villa Nova. A competição terminará no dia 8 de abril.

Publicidade

Campeão e vice do Módulo II do Estadual, Patrocinense e o Boa Esporte são as novidades da competição deste ano. Ambos ocuparão as vagas de América, de Teófilo Otoni, e Tricordiano, que foram rebaixados.

Regulamento 

Publicidade

O torneio terá quatro fases (classificatória, quartas de final, semifinal e final). Na primeira delas, os times jogarão em turno único e os oito melhores avançam para as quartas de final.

Nesta etapa, as equipes se enfrentarão em partida única (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) para definir os semifinalistas. Já os dois piores times da tabela serão rebaixados para a 2ª divisão no ano seguinte.

Nas semifinais, serão realizados dois confrontos (ida e volta) para definir os dois times que farão a grande final do campeonato (também em dois jogos).

Nas duas últimas etapas do torneio (semifinais e finais), os melhores colocados nas fases anteriores farão a primeira partida como visitantes e decidirão a vaga em casa.

A Federação Mineira de Futebol não oferece premiação em dinheiro aos melhores colocados, somente o troféu e medalhas, além da divisão dos direitos de transmissão dos jogos pela televisão.

A primeira rodada do Mineiro será disputada nesta quarta com os seguintes jogos: América-MG x Patrocinense, Tombense x Villa Nova, Democrata x Caldense, Uberlândia x URT e Cruzeiro x Tupi. Na quinta (18), o Boa Esporte receberá o Atlético Mineiro.

Clube Atlético Mineiro

Maior campeão estadual e atual detentor do título, o Atlético Mineiro parte em busca de mais uma conquista neste ano. O elenco teve várias perdas, como o lateral-direito Marcos Rocha (Palmeiras), os atacantes Rafael Moura (América-MG) e Robinho (sem clube), além do lateral-esquerdo Fábio Santos (Fenerbahçe-TUR). Mas a diretoria procurou repor as perdas com nomes importantes. 

No ano passado, o Atlético Mineiro teve uma campanha quase irrepreensível no Estadual. O único momento surpreendente foi o susto após o empate em 1 a 1 com o modesto URT na primeira partida da semifinal. Mas a equipe venceu o segundo jogo (2 a 0) e conquistou o troféu diante do Cruzeiro.

Além das 44 conquistas estaduais, o Atlético Mineiro foi vice-campeão em outras 37 oportunidades. Fundado em 1908, o clube se tornou um dos mais populares do Brasil e teve grandes craques do futebol nacional, como: Reinaldo, Toninho Cerezo, Éder Aleixo e Dadá Maravilha. Mesmo com tanta tradição, o Galo levantou apenas uma vez a taça do Brasileirão no atual formato, exatamente o primeiro campeonato, em 1971.

O veterano Ricardo Oliveira, de 37 anos, terá a missão de substituir o artilheiro Fred — de volta ao rival Cruzeiro. O clube trouxe o atacante Erik, o meia Roger Guedes e o volante Arouca, todos do Palmeiras, além do lateral-direito Samuel Xavier, do Sport. O técnico Oswaldo Oliveira terá a missão de comandar esse novo elenco atleticano e tirar a má impressão deixada pelo clube no Brasileirão e na Copa Libertadores de 2017.

Cruzeiro Esporte Clube

O clube busca mais uma conquista estadual de sua história, que teve início em 1921. O Cruzeiro teve times históricos, como aquele que venceu o Mineiro de 1975, a Libertadores de 1976 e contava com jogadores eternizados na memória do torcedor celeste e brasileiro, como: Raul Plasmann, Nelinho, Piazza, Palhinha, Jairzinho e Joãozinho, entre outros. O Cruzeiro também teve Tostão, que esbanjou talento no meio de campo e ataque da equipe mineira entre meados da década de 1960 e o início dos anos 1970.

No entanto, a perda do título para o Atlético Mineiro na edição passada do Estadual despeja ainda mais responsabilidade ao elenco e à comissão técnica cruzeirense. apesar da ótima temporada de 2017. Campeão da Copa do Brasil e bem colocado no Brasileirão (5º lugar), o time comandado por Mano Menezes promete ser um dos mais fortes do País neste ano.

A equipe se reforçou com nomes importantes para a disputa das principais competições. Chegaram o lateral-direito Edílson (Grêmio), o volante Bruno Silva (Botafogo), o meio-campista Mancuello (Flamengo), o atacante David (Vitória), mas contratação mais badalada foi a do atacante Fred, que deixou o rival Atlético Mineiro para voltar ao clube que o revelou, após 12 anos.

"Agora, tenho a oportunidade de vestir mais uma vez nessa camisa, que é do time do meu coração. Lógico que joguei no Fluminense por oito anos e tive uma história bonita, mas desde minha época lá eu já falava que o meu time era o Cruzeiro. Agora é só transpirar mesmo e correr atrás para que as coisas voltem ao normal, com a rede balançando. E que a gente volte a conquistar títulos. Estou muito confiante e feliz por fazer parte deste plantel maravilhoso”, destacou Fred no dia de sua apresentação.

América Futebol Clube

O América Mineiro é o terceiro maior vencedor estadual. O clube conquistou 16 troféus e chegou ao vice-campeonato em outras 15 oportunidades. De volta à Série A do Campeonato Brasileiro em 2018, o América procurou se reforçar e já terá várias novidades para a disputa do Estadual. A principal delas é o atacante Rafael Moura, o "He-Man", que estava no Atlético Mineiro.

Outra contratação para dar mais experiência ao time foi a do zagueiro Matheus Ferraz, com passagens por Sport, Goiás e Santos. O time também contará com o atacante, um dos destaques da equipe no ano passado, que já atuou por São Caetano, Palmeiras e Cruzeiro.

O América, que será comandado pelo técnico Enderson Moreira, que chegou ao clube em julho de 2016 e se tornou um dos treinadores mais longevos do País. Na temporada passada, o América teve bom desempenho e chegou ao terceiro lugar, atrás apenas de Atlético e Cruzeiro.

Boa Esporte Clube

O clube de Varginha obteve o acesso para disputar a divisão principal do Mineiro após terminar o Módulo II de 2017 na segunda colocação, atrás do Patrocinense. Fundado em 1947, o time é originário da cidade de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro e se profissionalizou somente em 1998.

A transferência para Varginha ocorreu somente em 2011 e a ascensão da equipe no cenário estadual tembém é recente. Mas, no ano passado, o Boa Esporte teve o nome envolvido em uma grande polêmica nacional. A diretoria do clube decidiu contratar o goleiro Bruno, condenado a 22 anos e três meses de prisão pela morte da ex-namorada Eliza Samúdio.

O ex-atleta havia obtido liberdade provisória por meio de uma liminar judicial e jogou algumas partidas do Módulo II do Estadual. Mas, o benefício foi revogado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e Bruno teve que deixar o clube e voltar para a prisão. A passagem de Bruno pelo Boa não teve o efeito desejado pela diretoria, que perdeu patrocínios e foi muito criticada pela maioria da população local.

O elenco de 2018 é formado por nomes desconhecidos e muitos jovens, mas o técnico Sidney Moraes está confiante no rendimento da equipe. “ Os meninos estão treinando forte, dedicando 100% ao clube, realizando todos os treinos com muita raça, já estão começando a se entrosar bem, se continuar assim, tenho certeza que bons resultados estão por vir”, ressaltou em entrevista.

Clube Atlético Patrocinense

O Patrocinense passou mais de uma década inativo (entre 2005 e 2016), mas chegou ao Estadual pelo título do Módulo II na temporada passada. A equipe será comandada pelo técnico Rogério Henrique, que subiu com o time para a elite do futebol estadual. Um dos jogadores mais experientes do elenco é o lateral-esquerdo Danilo Tarracha, de 33 anos, que já passou por clubes como: Botafogo-SP, Joinville, Brasiliense, Vitória, Criciúma e Atlético-GO.

Uberlância Esporte Clube

O Uberlância é uma equipe antiga — fundada em 1922 — e tradicional no Estado mineiro, apesar de não possuir títulos regionais. Neste ano, o time que será dirigido pelo técnico Luiz Eduardo, um campeão de acessos em Minas Gerais, terá como principal atração o goleiro Felipe, de 33 anos, com passagens por Flamengo e Corinthians. O jogador, que estava no Bragantino, quer brilhar no futebol mineiro para voltar à figurar em um grande clube do País no futuro.

Felipe ainda sonha em voltar à uma equipe da elite do futebol brasileiro
Felipe ainda sonha em voltar à uma equipe da elite do futebol brasileiro Felipe ainda sonha em voltar à uma equipe da elite do futebol brasileiro

"É um recomeço. Já vivi muitos momentos de glória na minha vida, depois passei por um período complicado e espero que no Uberlândia possa reconquistar meu espaço no cenário nacional e que o time possa voltar ao seu devido lugar", declarou Felipe.

Associação Atlética Caldense

Fundada em 1925, a Caldense é outro clube antigo e tradicional de Minas Gerais, vice-campeão na temporada de 2015 e campeão estadual em 2002, ano da Copa do Mundo, quando os principais times do Estado (Atlético Mineiro, Cruzeiro e América Mineiro) e o Mamoré disputaram a Copa Sul Minas . Depois, a equipe de Poços de Caldas participou do Supercampeonato Mineiro, com a presença dos clubes que estiveram na Copa Sul Minas. Na final, a Caldense foi derrotada pelo Cruzeiro. 

A equipe também teve grandes jogadores no passado que fizeram sucesso no cenário nacional. Um dos destaques na história do clube alviverde de Poços de Caldas foi a passagem do centroavante Casagrande pelo time, em 1980, após uma breve saída do Corinthians, movitada por desentendimentos.

Atualmente, um dos filhos do atacante compõe o elenco atual da Caldense. Trata-se do goleiro Symon, de 24 anos, que chegou a participar da partida entre o time mineiro e o próprio Corinthians na primeira rodada da Copa do Brasil de 2017 — o time paulistano venceu o confronto por 1 a 0.

Esporte Clube Democrata

O Democrata de Governador Valadares teve como maior feito o vice-campeonato mineiro em 1991. A equipe da região do Vale do Rio Doce será dirigida nesta temporada pelo treinador Gilmar Estevam, que deverá mesclar jogadores experientes com jovens talentos da base.

Tombense Futebol Clube

O Tombense foi fundado em 1914, mas se profissionalizou no futebol somente em 1999. A equipe teve uma ascensão no futebol regional nos últimos anos e disputou também a Série C do Campeonato Brasileiro de 2015. Na temporada deste ano, o grupo será treinado pelo técnico Rau Cabral. 

Tupi Football Club

O Tupi, de Juiz de Fora, é mais um clube bastante tradicional de Minas Gerais — tem 105 anos de história —, apesar de não possuir títulos estaduais ou outras conquistas relevantes. Em 2003, o time contratou o seu jogador mais famoso: o atacante Muller, tetracampeão mundial pelo Brasil em 1994. O jogador teve boa passagem pela equipe e ainda jogou pela Portuguesa antes de encerrara carreira.

Em 2018, o Tupi será treinado por Alexandre Barroso. Um dos destaques da equipe será o zagueiro Sidimar, que retorna aos gramados após quase dois anos afastado devido à uma grave lesão no joelho.

União Recreativa dos Trabalhadores

A URT foi a grande surpresa da temporada passada no Mineiro. O time chegou à semifinal e deu trabalho para o Atlético Mineiro. ao empatar a primeira partida em 1 a 1, em Patos de Minas. O time também obteve a mesma posição no campeonato de 2016 e chegou ao terceiro lugar em 2005. O técnico Rodrigo Santana espera repetir a boa campanha de 2017 nesta temporada. 

Villa Nova Atlético Clube

Cinco vezes campeão estadual entre os anos 1930 e 1950, o Villa Nova, de Nova Lima, é outra equipe bastante tradicional em Minas Gerais (foi fundado em 1908). O técnico Ito Roque tentará aliar a juventude à experiência para fazer uma boa campanha nesta temporada no Estadual e buscar uma vaga na Série D do Brasileirão no ano que vem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.