Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mascote que "assusta torcedores" ajuda time desconhecido do futebol escocês a se tornar viral

Kingsley, desenhada pelo artista David Shrigley, é a mais nova representante do Partick Thistle

Futebol|Do R7

Comparada a Lisa Simpson, mascote do time escocês se transformou em viral nas redes sociais
Comparada a Lisa Simpson, mascote do time escocês se transformou em viral nas redes sociais Comparada a Lisa Simpson, mascote do time escocês se transformou em viral nas redes sociais

É possível uma mascote de um time de futebol ser assustadora e, ao mesmo tempo, ajudar um modesto clube da Escócia se tornar um viral e ser um dos assuntos mais comentados do momento? A resposta é sim. Pelos menos é o que vem acontecendo com o Partick Thistle, uma espécie de primo pobre dos famosos Celtic e Rangers. O mais interessante da história é que Kingsley, nome da personagem que agora representa a equipe, foi desenhada pelo artista David Shrigley de uma forma assustadora e totalmente fora dos padrões estéticos mais comuns, o que acabou tornando a ideia mais compartilhável.

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Finalista do Turner Priz, principal honraria britânica para as artes plásticas, o cartunista escocês, que é torcedor do Thistle e responsável por repaginar a mascote do time, que antes era uma simples abelha (veja na foto abaixo), conhecida como Jaggy McBee, conseguiu tornar o desenho um sucesso nas redes sociais. Tudo aconteceu logo após ele divulgar as primeiras imagens do personagem, que chegou a ser comparado por alguns torcedores a uma espécie maligna da pequena Lisa, do desenho animado Os Simpsons.

David Shrigley produziu a criatura inspirado no logotipo do novo patrocinador do time - o sol nascente do fundo de investimentos americano Kingsford Capital Management. O logo do patrocinador, inclusive, também também foi redesenhado pelo artista.

Publicidade

As brincadeiras com a nova mascote, que vão desde a comparações com o sol até a personagens do desenho japonês Pokémon, levaram o Thistle a uma repercussão internacional até hoje jamais vista.

Jonathan Jones, crítico de arte do jornal britânico The Guardian, exaltou a iniciativa do clube e também do cartunista por terem escolhido algo totalmente fora dos padrões. "Bons artistas não fazem coisas fofinhas e David Shrigley capturou com esse mascote a essência da agressividade esportiva. Esse mascote grotesco é pura arte", afirmou Jones, que comparou Kingsley às criaturas surrealistas concebidas pelo pintor catalão Joan Miró.

Apostando no sucesso do "Sol malígno", o Thistle colocou a mascote para passear pelas ruas de Glasgow, a convite do jornal escocês The Daily Record, e a personagem chamou bastante ateção. O mesmo jornal, contudo, fez uma enquete perguntando a seus leitores se Kingsley era o "pior mascote de todos os tempos". Até a manhã desta quinta (25), quase 70% dos votos eram que sim. E vocês, gostariam de ter um personagem "assustador" como mascote do seu time?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.