Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maioria dos clubes quer a volta do mata-mata no Campeonato Brasileiro

Último ano com final entre duas equipes foi 2002, quando o Santos foi campeão

Futebol|Do R7

O Santos de Robinho foi o último campeão brasileiro com mata-mata, em 2002
O Santos de Robinho foi o último campeão brasileiro com mata-mata, em 2002 O Santos de Robinho foi o último campeão brasileiro com mata-mata, em 2002

Corinthians, Palmeiras, Santos, Fluminense, Vasco, Atlético-MG, Grêmio, Goiás, Chapecoense, Joinville e Ponte Preta são a favor da volta do mata-mata no Campeonato Brasileiro. São Paulo, Cruzeiro, Inter, Avaí e Atlético-PR são contra.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, 11 times apoiam e apenas cinco não querem a volta do sistema eliminatório já em 2016. Outros quatro, Flamengo, Sport, Coritiba e Figueirense, não opinaram sobre o assunto.

A proposta feita pelo Grêmio é que o Brasileiro continue com 38 rodadas. A diferença seria depois. Se atualmente o campeão é o clube que faz mais pontos no turno e returno, a partir de 2016 essa poderá ser apenas a primeira etapa do Brasileiro. Após os 38 jogos, os quatro primeiros colocados disputariam semifinal e final para decidir quem fica com a taça.

É aí que surge um ponto de divergência entre os clubes, de acordo com a Folha. Enquanto alguns apoiam o mata-mata final entre os quatro primeiros colocados, outros preferem que seja disputada apenas uma decisão entre os dois melhores após as 38 rodadas.

Publicidade

A CBF ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto. Os presidentes dos 20 clubes da Série A formaram uma comissão para discutir o assunto, entre outras pautas. O desafio é encontrar uma fórmula que agrade aos torcedores no quesito emoção e que seja interessante para os detentores dos direitos de transmissão.

Os 20 clubes da Série B de 2015 também ajudarão a convencer a CBF a pensar na volta do mata-mata. Eles devem fazer campanha pelo retorno do formato durante reunião do conselho técnico da Segunda Divisão, nesta quinta-feira (5), na sede da entidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.