Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Luta pela 49ª Copa São Paulo Júnior começa nesta terça-feira

Principal torneio de base do Brasil terá 128 clubes na edição deste ano

Futebol|Cesar Sacheto, do R7

O Batatais foi finalista em 2017, mas perdeu a decisão para o Corinthians
O Batatais foi finalista em 2017, mas perdeu a decisão para o Corinthians O Batatais foi finalista em 2017, mas perdeu a decisão para o Corinthians

A 49ª Copa São Paulo Júnior começa nesta terça-feira (2) com 128 clubes divididos em 32 grupos de quatro. A quantidade de participantes é maior em relação ao ano passado (120). Mas, diferentemente de edições anteriores, não terá equipes de outros países em 2018.

A competição reúne vários times pouco conhecidos da maioria dos torcedores, casos do Teixeira de Freitas-BA, Ricanato-TO, Real-DF e do Timon-PI. Mas é famosa por revelar vários dos principais jogadores brasileiros das últimas décadas, casos de Falcão, Toninho Cerezo, Serginho Chulapa, César Sampaio, Raí, Dener, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Vágner Love, entre outros.

Na primeira fase da Copinha, os campeões e os segundos colocados de cada chave garantem vaga na próxima etapa, já com jogos eliminatórios. A final do torneio, conforme a tradição, será realizada no dia 25 de janeiro, data de comemoração do aniversário da cidade de São Paulo, no estádio do Pacaembu.

O Corinthians, atual campeão e clube com o maior número de títulos da Copinha (10), está no Grupo 17, com sede em Araraquara. A equipe alvinegra faz sua estreia na quinta-feira (4), às 21h30, diante da Corumbaense-MS, na Arena da Fonte. Ferroviária e Pinheiro-MA sãos os outros dois adversários do Corinthians nessa fase inicial da disputa. 

Publicidade

O São Paulo, tricampeão da Copinha (1993, 2000 e 2010), integra a Chave 10, sediada em Ribeirão Preto, ao lado de Botafogo-SP, Sergipe e Cruzeiro-DF, time com o qual inicia a corrida pelo título da competição na quarta-feira (3), às 19h15, no estádio Santa Cruz. 

"O São Paulo tem fama de ter bons jogadores na base e agora temos tudo para que dê tudo certo na Copinha e que possamos crescer no clube”, avaliou o meia Igor Gomes, que treinou com a equipe principal nesta temporada e espera ter oportunidades com o técnico Dorival Júnior. "Ele dá esperança para a gente", complementou o jogador.

Publicidade

O Santos, detentor de três taças do torneio (1984, 2013 e 2014), jogará em Novo Horizonte, onde está baseado o Grupo 4, junto com Novorizontino, Aliança-CE e América-RN. A primeira partida da equipe santista será contra o time potiguar, na terça-feira, às 19h15, no estádio Dr. Ismael de Biasi.

Já o Palmeiras, único clube entre os grandes de São Paulo que não possui título — foi vice-campeão em 1970 e 2003 —, terá pela frente na estreia o Luverdense-MT, nesta terça (2), às 21h30, no estádio Joaquinzão, em Taubaté, cidade que sedia o Grupo 27. Também compõem a chave o Taubaté e o Moto Clube-MA.

Publicidade

Apesar de não ter tido sucesso em edições anteriores da Copinha, as categorias de base do Palmeiras chamaram a atenção em 2017. O clube alviverde chegou a cinco finais, conquistou três títulos — Campeonato Paulista sub-11, sub-15 e Copa do Brasil sub-17 — e teve 18 jogadores convocados para a divisões de base da seleção brasileira.

“O Palmeiras está colhendo os frutos de uma profissionalização dos últimos anos. Os resultados estão aparecendo em todos os setores, e um deles é a base”, afirmou João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Palmeiras.

Garotos do sub-14 palmeirense comemoram título sobre São Paulo
Garotos do sub-14 palmeirense comemoram título sobre São Paulo Garotos do sub-14 palmeirense comemoram título sobre São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.