Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Longe do glamour, brasileiro que atua na Série D da Itália sonha com dias melhores e seleção

Atuando no Pianese, lateral Igor Pupinski ainda espera fazer carreira no futebol europeu

Futebol|Osvaldo Albuquerque, Do R7

Com uma paisagem tipicamente italiana, onde as ruas são estreitas e as construções são antigas, encontra-se a pequena região de Abbadia San Salvatore, pertencente à Toscana. Entre os antigos imóveis, um campo de futebol. É neste ambiente que vive Igor Pupinski, lateral brasileiro de 19 anos que atua pelo Pianese, clube da Série D italiana. (Veja vídeo acima, mostrando a vida de Igor na Itália). 

Longe do glamour, dinheiro e status que cercam a profissão em uma das principais ligas de futebol no mundo, ele chega a treinar cinco vezes por semana, mora longe dos pais e teve de aprender o idioma na “marra”, a cada grito do treinador e dos companheiros de equipe.

Igor Pupinski aprendeu italiano na base dos gritos do treinador
Igor Pupinski aprendeu italiano na base dos gritos do treinador Igor Pupinski aprendeu italiano na base dos gritos do treinador

Nem tudo são flores para quem joga fora do Brasil. Apesar de a estrutura, centro de treinamento e hotel não serem ruins, se comparado a muitos clubes brasileiros, eles deixam a desejar se pensarmos no que é oferecido a atletas nos quatro times grandes de São Paulo (Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras). Mesmo com dificuldades, não reclama, pois faz o que mais gosta e sempre quis morar fora. Ele conta que a cidade onde vive é muito pequena e pacata, e sua rotina se resume ao convívio com atletas do clube, treinamentos e hotel. “O país é fantástico e a cada dia aprendo algo novo. Tenho de me virar e isso traz uma maturidade para vida.”

EsportesR7 agora também no YouTube. Inscreva-se

Publicidade

Com passagens por clubes brasileiros como Portuguesa e São Caetano, quando ainda não era profissional, Pupinski destaca as diferenças vividas. Ele conta ainda que se mantém apenas com seu salário, sem ajuda dos pais com bastante disciplina financeira.

“A estrutura aqui é boa e no Brasil apenas grandes clubes têm isso. O jogo é muito mais corrido e tem muito pouco espaço, mas bom nível. A consciência tática é impressionante isso faz seu futebol crescer”, disse.

Na última temporada, Pupinski que é fã de Ronaldinho Gaúcho e do lateral Roberto Carlos, participou de nove jogos da equipe dentre os 21 realizados. Entre seus objetivos, estão se firmar no time titular e chamar atenção de equipes que disputam outras séries do campeonato italiano e assim possibilitar realizar outros dois sonhos: jogar uma Champions League e defender a seleção brasileira. Ele tem passagens por Ancona, Pesaro e Viterbese, todas equipes do futebol italiano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.