Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hipnólogo é aposta da Portuguesa para fugir da Série C

Equipe do Canindé é a penúltima colocada da 2ª Divisão e não vence desde agosto

Futebol|Aline Küller, do R7

Olimar Tesser é a aposta da Portuguesa para fugir da Série C
Olimar Tesser é a aposta da Portuguesa para fugir da Série C Olimar Tesser é a aposta da Portuguesa para fugir da Série C

Após ser rebaixada para a 2ª Divisão no tapetão, a Portuguesa vive uma situação dramática e está seriamente ameaçada de cair para a Série C em 2015. O time do Canindé não sabe o que é comemorar uma vitória desde agosto.

Na penúltima colocação da Série B, a Lusa, que está 11 pontos atrás do Paraná - primeiro clube fora da zona da degola, resolveu apostar no hipnólogo Olimar Tesser para tentar evitar um novo vexame.

Em entrevista ao R7, Tesser revelou que seu trabalho não será focado na permanência da equipe, e sim, na parte emocional dos atletas.

— Começo a trabalhar hoje [ontem – segunda-feira]. Vou ajudar na parte da equipe técnica, do [Vagner] Benazzi , que é o técnico, mas vou fazer a parte emocional. Eu trabalho com os atletas, mas não é focando a permanência, vou trabalhar na parte do emocional. Tudo que o Benazzi fizer em campo, eu vou potencializar no vestiário com 10 minutos de hipnose. Eu já trabalhei em uma equipe com as mesmas características da Portuguesa, que foi o Paulista de Jundiaí.

Publicidade

E o sucesso do trabalho de Tesser no Paulista é a principal credencial do hipnólogo. Em 2010, o clube de Jundiaí tinha 95% de chances de ser rebaixado no Paulistão e acabou se livrando após a utilização da hipnose.

Na equipe do Paulista, Tesser, que já foi jogador de futebol, utilizou técnicas que chamaram atenção, como fazer com que os atletas andassem em cima de cacos de vidro e dinâmicas em grupo em um karaokê.

Publicidade

O hipnólogo pretende repetir a fórmula de sucesso na Portuguesa e diz que vai levar desafios para as palestras para trabalhar o medo dos jogadores.

— Eu trabalho a pessoa. E o atleta será mais focado, se ele tiver menos medo, assim atacará mais, defenderá mais... Trabalho com o ser humano para ter benefícios do profissional. Mostro o que não está funcionando e como eles gostariam que funcionasse então eu ativo isso. Eu não faço jogar melhor, mas visualizo como eles gostariam de fazer em campo. E eles fazem muitas vezes inconsciente.

Publicidade

Tesser defende que é mais fácil aplicar a hipnose em atletas do que em pessoas sedentárias, pois os esportistas têm um cérebro preparado e durante uma partida os jogadores já apresentam um estado alterado de consciência, o que define a hipnose.

— A hipnose cientificamente é a alteração da zona cerebral. Quando você pratica sexo ou está orando, você altera seu estado de consciência. Para mim, a hipnose é muito simples, quando você está jogando futebol ou brigando no trânsito, já está em hipnose. O que você precisa fazer é direcionar seu trabalho para que você tenha uma maior agilidade cerebral. 

O profissional diz que conciliará seus compromissos pessoais com a rotina de treinos da Portuguesa, mas que estará presente na grande maioria das atividades da Lusa, inclusive, as palestras motivacionais antes das partidas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.