Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Há 24 anos, Brasil quebrava jejum de 24 anos sem títulos mundiais 

No dia 17 de julho de 1994, a seleção venceu a Itália nos pênaltis e conquistou a Copa dos EUA, passados 24 anos do título anterior,  no México, em 1970

Futebol|Cesar Sacheto, do R7

Brasileiros comemoram título da Copa de 1994
Brasileiros comemoram título da Copa de 1994 Brasileiros comemoram título da Copa de 1994

Há exatos 24 anos, no dia 17 de julho de 1994, o Brasil comemorava o tetracampeonato mundial em uma sofrida final contra a Itália, em Pasadena, nos Estados Unidos, que terminou com a vitória nas cobranças de pênaltis. No tempo normal e na prorrogação, as seleções empataram em 0 a 0.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook

O meia Roberto Baggio, ídolo do futebol italiano, foi o encarregado da última cobrança. Frente a frente com Taffarel, que já havia defendido a batida de Massaro naquela final — Baresi também tinha errado —, Baggio chutou alto demais e fez a torcida brasileira explodir.

Do lado brasileiro, o zagueiro Márcio Santos desperdiçou a primeira cobrança, mas Romário, Branco e Dunga converteram as suas penalidades. No fim, o Brasil venceu a disputa por 3 a 2.

Publicidade

Curiosamente, a seleção brasileira quebrava naquele ano um jejum de 24 anos sem títulos. A última conquista do Brasil havia ocorrido na Copa do México, em 1970, ainda com Pelé em campo. Muitos torcedores e especialistas em futebol consideram aquele time como o melhor de todos os tempos.

Zagallo ergue a taça em Brasília
Zagallo ergue a taça em Brasília Zagallo ergue a taça em Brasília

Naquela final, outra coincidência: o Brasil também venceu a Itália. No entanto, o placar foi elástico: 4 a 1, com gols de Pelé, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres. Boninsegna fez o gol italiano no Estádio Azteca, na Cidade do México.

Publicidade

A seleção brasileira era comandada por Mário Jorge Lobo Zagallo, que iniciava a carreira como treinador, depois de vencer os Mundiais de 1958 e 1962 como jogador. A campanha do Brasil foi irrepreensível. O selecionado nacional venceu todos os seis jogos que disputou na Copa de 1970: Tchecoslováquia (4 a 1), Inglaterra (1 a 0), Romênia (3 a 2), Uruguai (3 a 1), Peru (4 a 2), Uruguai (3 a 1) e Itália (4 a 1).

Mercado da Bola: as novidades dos clubes na retomada do Brasileirão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.