Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grêmio arma 'Big Brother' na Arena para encarar Santos

Câmeras de seguranças do estádio foram voltadas ao local onde fica a torcida organizada

Futebol|

Arena Grêmio
Arena Grêmio Arena Grêmio

O Grêmio armou uma espécie de "Big Brother" para o retorno de Aranha, goleiro do Santos, à Arena Grêmio, nesta quinta-feira (18), pela 22.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na última vez que o santista esteve no estádio, no dia 28 de agosto, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, ele foi vítima de insultos racistas por parte da torcida gaúcha e, por causa do comportamento desses gremistas, o clube foi excluído do torneio pelo STJD.

Para o jogo desta quinta, o clube gaúcho resolveu direcionar boa parte das câmeras do circuito interno de segurança da Arena para o setor da arquibancada norte, o mais popular do estádio, sem cadeiras. É ali, atrás de um dos gols, que fica a torcida Geral, a principal organizada do Grêmio, e de onde partiram os gritos de "macaco" e "preto fedido" ao goleiro Aranha.

A diretoria também decidiu infiltrar funcionários no meio da torcida. De acordo com Lauro Noguez, que é o assessor especial para Assuntos de Torcida do Grêmio, as medidas contra um possível novo episódio lamentável foram dobradas.

— Teremos um número maior de orientadores distribuídos justamente na região da arquibancada norte, alguns sem colete de identificação, para observarem qualquer tipo de comportamento sem civilidade por parte dos torcedores.

Publicidade

Acompanhe a página de esportes do R7

Outra atitude inédita da direção gremista foi diminuir a carga de ingressos da ala norte e vender os bilhetes desse setor exclusivamente pela internet. Na arquibancada norte cabem aproximadamente 5.500 torcedores, porém serão comercializadas apenas 3.200 entradas. Normalmente, cada torcedor pode comprar até quatro ingressos, mas para o jogo desta quinta a venda será individual.

Publicidade

— Dessa vez não vamos colocar ingressos à venda na bilheteria. Teremos apenas a venda individual, um ingresso por comprador, na internet. Adotamos essa medida porque fica mais fácil identificar o torcedor, que precisa fazer o cadastro com nome, CPF, RG, endereço e telefone para comprar pela internet. É uma maneira de individualizar o comprador e identificá-lo.

O assessor também contou que a Geral está suspensa por tempo indeterminado dos jogos do Grêmio. A organizada está proibida de usar marcas do clube como faixas, roupas e adereços.

Publicidade

— Hoje não há tendência para abrandar ou agravar essa punição.

PATRÍCIA

Na casa da torcedora Patrícia Moreira, flagrada xingando o goleiro Aranha de macaco, ainda estão as marcas do incêndio provocado na madrugada da última sexta por um torcedor que foi detido e confessou o crime. A caixa de eletricidade e o registro da água, por exemplo, permanecem queimados.

Patrícia não está mais morando no bairro Passo das Pedras, na zona norte de Porto Alegre, e tem sido acolhida por parentes no interior. Mesmo assim, não passa mais do que uma noite em cada local. Vizinhos, como Benedito Fernandes, têm reclamado da presença da imprensa na porta da casa e dizem que a garota está sendo injustiçada.

— Ela errou, mas estão exagerando. Ela é uma boa moça.

O advogado de Patrícia, Alexandre Rossato, já adiantou que ela não vai acompanhar o jogo desta quinta, nem sequer pela televisão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.