Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Goleiro crucificado na Olimpíada quer provar que pode voltar à seleção

Neto passou por momentos difíceis quando foi preterido pelo técnico Mano Menezes em 2012

Futebol|Eugenio Goussinsky, do R7

Goleiro brasileiro é titular na Fiorentina
Goleiro brasileiro é titular na Fiorentina Goleiro brasileiro é titular na Fiorentina

Aos 25 anos, Norberto Murara Neto, o Neto, goleiro brasileiro da Fiorentina, se tornou uma das exceções entre os da sua posição no país. Dificilmente um goleiro brasileiro consolida uma carreira longa, como titular em uma equipe da Europa.

Essa ascensão, porém, não esconde sua decepção quando o assunto é seleção brasileira. Ele demorou para se conformar com a decisão do então técnico Mano Menezes, de colocar um outro goleiro, Gabriel, convocado às pressas após contusão do titular Rafael.

O técnico colocou justamente o substituto para começar jogando pelo Brasil na Olimpíada de Londres, em 2012. Neto, que era o reserva imediato de Rafael, se sentiu preterido na ocasião, conforme disse ao R7.

— Foi um dos momentos mais difíceis para mim. Naquele momento não houve nenhum tipo de explicação (por parte do técnico). Mas essas coisas fazem parte da vida. Encaro como algo que já passou. O negócio é levantar a cabeça e seguir em frente.

Publicidade

A partir deste acontecimento, o jogador começou a falar com mais cautela sobre a seleção brasileira. Ele admite que não quer criar novas expectativas e depois se frustrar. Mesmo estando ciente de que o novo treinador do Brasil, Dunga, deverá fazer algumas mudanças na equipe montada por seu antecessor, Felipão, que não o convocou.

Após fiasco na Copa, Felipão é anunciado como novo técnico do Grêmio

Publicidade

— Minha expectativa é poder desempenhar meu potencial defendendo a Fiorentina. Isso é fundamental. Se eu fizer isso, depois, com certeza as pessoas irão reconhecer. Somente com trabalho é que chegarei à seleção, numa sequência natural. Não adianta ficar pensando em ser convocado. Preciso desempenhar bem a minha função em meu clube.

Mineiro de Araxá, Neto começou nas categorias de base do Cruzeiro, em 2003. Mas seu início profissional ocorreu no Atlético-PR. Lá da Europa, ele não se esquece de suas raízes no Brasil. Mantém contato com seu antigo clube. E acompanha tudo o que acontece nos campeonatos do País.

Publicidade

Ele não esconde a emoção em poder retornar ao Brasil para jogar, pelo menos uma partida. Nesta quarta-feira (30) estará em campo pela Fiorentina, contra o Palmeiras, a partir das 21h50, no Pacaembu. O jogo é válido pela Copa EuroAmericana, composta de duelos entre equipes dos dois continentes.

— Acompanho o futebol brasileiro lá da Itália. É um prazer retornar ao meu país, onde me criei, onde iniciei a carreira e tive bons momentos. Espero que possa ter uma boa atuação neste jogo.

Neto é jovem, mas demonstra a segurança de um veterano com as palavras. Não acredita que o futebol brasileiro esteja em uma crise insolúvel e, mesmo com a derrota por 7 x 1 para a Alemanha, nas semifinais da Copa do Mundo de 2014, ele ainda confia no potencial dos jogadores a seleção. E garante, convicto.

— A seleção brasileira vai melhorar para as próximas competições, com certeza.

E que esta mudança comece pelo gol, com a sua convocação. Pelo menos é o que ele espera. Mesmo que não queira dizer abertamente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.