Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Futebol brasileiro tem apenas dois representantes nas principais categorias do The Best, da Fifa

Prêmio que já foi dominado por jogadores da canarinha, hoje não tem nenhum nome brasileiro entre os finalistas

Futebol|Do R7

Richarlison e Pia são os representantes do Brasil nas categorias principais do The Best
Richarlison e Pia são os representantes do Brasil nas categorias principais do The Best Richarlison e Pia são os representantes do Brasil nas categorias principais do The Best

Nesta segunda-feira (27) acontece o The Best, premiação da Fifa que elege os melhores do futebol mundial. Apesar da empolgação diante de uma celebração tão importante para o mundo da bola, os torcedores brasileiros chamaram atenção para um fator: cadê o Brasil?

Mesmo com jogadores que tiveram uma temporada brilhante, o Brasil não foi indicado aos finalistas de nenhuma categoria. Neymar, Vini Jr., Alisson e Debinha, da seleção feminina, chegaram a ser listados entre os melhores, mas foram cortados da lista final.

A representação brasileira ficou por conta de Richarlison, que foi indicado ao prêmio Puskás de gol mais bonito do ano. A pintura contra a Sérvia na Copa do Mundo concorre com o francês Payet e o polonês Marcin Oleksy, que tem perna amputada.

Além do jogador do Tottenham, Pia Sundhage, treinadora da seleção feminina, é uma das finalistas do prêmio de Melhor Treinadora do mundo. Ela concorre com a holandesa Sarina Wiegman, da seleção inglesa, e a francesa Sonia Bompastor, do Lyon.

Publicidade

Além dos prêmios individuais, ainda existe a premiação de Seleção do Ano, feita pela FIFPro (Federação Internacional das Associações de Jogadores Profissionais). Este ano, entre os 26 indicados, o goleiro Alisson, o zagueiro Thiago Silva, o volante Casemiro e o atacante Neymar são os nomes do Brasil. A Fifa anuncia os onze escolhidos durante a celebração, que acontece em Paris.

O Brasil na história do The Best

Desde que começou a existir, em 1991, o The Best já premiou brasileiros em oito ocasiões diferentes. Ronaldo é o recordista, com 3 prêmios (1996/1997/2002), Ronaldinho aparece logo atrás com dois (2004/2005). Romário tem um (1994), assim como Rivaldo (1999) e Kaká (2007). Na categoria de Melhor Jogadora, Marta é a maior vencedora do prêmio. Empatada com o camisa 10 argentino, a Rainha do Futebol tem seis troféus da Fifa na estante.

Publicidade

No prêmio Puskás — que surgiu em 2010 — o Brasil já teve dois vencedores. Em 2011, Neymar, ainda pelo Santos, fez uma das jogadas mais bonitas do futebol e mandou a bola para o fundo da rede. A obra de arte foi eleita o gol mais bonito da temporada.

Já em 2015, Wendell Lira, do Goianésia, anotou uma verdadeira pintura no Campeonato Goiano e terminou o ano sendo eleito pela Fifa como autor do gol mais bonito do ano.

Publicidade

O maior vencedor, atualmente, é Lionel Messi, que já foi ganhou seis vezes o The Best de Melhor Jogador. Cristiano Ronaldo aparece logo atrás, com apenas um prêmio a menos.

E quem são os escolhidos de 2023?

Na categoria de melhor jogador do mundo — que tinha Neymar e Vini Jr. na lista preliminar — a Fifa escolheu Benzema (Real Madrid), Messi (PSG e Argentina) e Mbappé (PSG e França) como finalistas. Entre os goleiros, os finalistas são: Buono(Sevilla e Marrocos), Courtois (Real Madrid e Bélgica) e Emiliano Martínez (Aston Villa e Argentina).

No futebol feminino, as finalistas escolhidas pela Fifa foram: Alexia Putellas, do Barcelona e da seleção espanhola, a inglesa Beth Mead, do Arsenal e a estadunidense Alex Morgan, que joga no San Diego Wave.

Triplica valor de mercado de Vini Jr. desde saída do Flamengo, e jogador vira protagonista no Real Madrid

" gallery_id="63f7b8f219d22479520019f0" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/futebol-brasileiro-tem-apenas-dois-representantes-nas-principais-categorias-do-the-best-da-fifa-27022023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.