Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Flamengo envia representação à CBF contra a arbitragem

Time carioca reclama de suposto pênalti em Guerrero na derrota para o Palmeiras

Futebol|

Guerrero foi derrubado por Fernando Prass no último domingo (16)
Guerrero foi derrubado por Fernando Prass no último domingo (16) Guerrero foi derrubado por Fernando Prass no último domingo (16)

Insatisfeita com a atuação do árbitro Igor Junio Benevenuto na partida contra o Palmeiras, a diretoria do Flamengo entrou com representação junto à CBF, na noite desta segunda (17). Conforme já havia antecipado o presidente Eduardo Bandeira de Mello, na manhã desta segunda, o documento abordou as duas penalidades que os flamenguistas alegam não ter sido marcadas no derrota para o Palmeiras, por 4 a 2, no último domingo.

O documento, que foi assinado por Bandeira de Mello e enviado a Sérgio Corrêa da Silva, presidente da comissão de arbitragem da CBF, descreve os lances polêmicos da partida e afirma que o Rubro-Negro carioca tem sido prejudicado com as recorrentes decisões equivocadas dos árbitros.

"Constantemente, graves e reiterados equívocos vêm sendo registrados em relação à equipe do FLAMENGO neste Campeonato Brasileiro de 2015, o que nos obriga a reiterar reclamações e representações perante esta Comissão de Arbitragem, sem que, no entanto, qualquer medida objetiva tenha sido tomada a esse respeito até o presente momento. Infelizmente, as condutas da arbitragem prejudicaram esta entidade de prática desportiva de forma gravíssima no primeiro turno. O FLAMENGO perdeu pontos importantes em um campeonato extremamente equilibrado".

No fim, a representação pede que seja instaurado procedimento administrativo para apuração dos fatos relacionados no documento.

Publicidade

"Ante os motivos apresentados, requer seja instaurado procedimento administrativo próprio para apurar os fatos aqui relatados. Aproveitamos o ensejo para renovar a V. Sa. nossos protestos de elevada estima e distinta consideração"

Assista aos programas da Record na íntegra no R7 Play

Publicidade

Acompanhe a página de Esportes do R7

Confira a representação na íntegra:

Publicidade

"À CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

COMISSÃO DE ARBITRAGEM - PRESIDÊNCIA

A/C Sr. Sérgio Corrêa da Silva

Senhor Presidente,

CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO, entidade de prática desportiva, com sede na Rua Borges de Medeiros, 997 Lagoa - Rio de Janeiro, inscrito no CNPJ sob o n° 33.649.575/0001-99 ("FLAMENGO"), neste ato representado por seu Presidente Eduardo Carvalho Bandeira de Mello, vem expor e requerer o quanto segue:

1 - No último dia 16 de agosto do corrente ano, o FLAMENGO realizou partida contra a equipe da Sociedade Esportiva Palmeiras, pela 19a rodada do Campeonato Brasileiro 2015 na cidade de São Paulo/SP, no estádio Allianz Parque, na qual foram cometidos graves erros pelo árbitro IGOR JUNIO BENEVENUTO (ASP-FIFA / MG), prejudicando de forma clara e inequívoca o Flamengo.

2 - O primeiro grave equívoco ocorreu logo aos 3 minutos do primeiro tempo, quando o árbitro deixou de marcar penalidade máxima cometida pelo zagueiro do Palmeiras, ANDREI GIROTTO, no atleta MARCOS ROGÉRIO RICCI LOPES ("Pará"). A penalidade foi claríssima e sua imagem repetida inúmeras vezes, não só durante a transmissão da partida mas também nos programas esportivos do domingo à noite e nas redes sociais. A sequência da jogada que gerou a penalidade segue gravada no DVD anexo à presente.

3 - Posteriormente, ainda no primeiro tempo da partida, foi novamente ignorada, por completo, a penalidade máxima cometida pelo goleiro do Palmeiras FERNANDO PRASS no atleta JOSE PAOLO GUERRERO GONZALEZ ("Guerrero"), aos 16 minutos do primeiro tempo. Nesta falta clara cometida dentro da pequena área, o referido goleiro dá um carrinho, atingindo e desequilibrando o atacante do FLAMENGO, impedindo assim um gol certo - o de empate da partida. A sequência da jogada segue gravada no DVD anexo à presente. Com a não aplicabilidade de penalidade máxima o árbitro deveria, minimamente, se houvesse alguma coerência, marcar a simulação do atacante rubro-negro e, consequentemente, aplicar-lhe o cartão amarelo. A entrevista concedida pelo goleiro FERNANDO PRASS ao final da partida ao repórter da Rede Globo, parcialmente transcrita abaixo e que também segue gravada no DVD anexo à presente, é espantosa e ao mesmo tempo esclarecedora no trecho em que o goleiro afirma que o árbitro confirmou que HOUVE CONTATO E QUE, POR ESTA RAZÃO, NÃO APLICOU O CARTÃO AMARELO. ORA, SE HOUVE CONTATO, DEVERIA TER SIDO APLICADA A PENALIDADE MÁXIMA:

"Ele ficou reclamando pro árbitro e naquele lance não tem nem dúvida né, é simulação, tem que dar cartão amarelo e o juiz falou que houve contato. Se houve contato tinha que ter dado pênalti."

4 - O atleta Guerrero, artilheiro da Copa América 2015 e estrela maior da seleção Peruana, tem sido alvo constante de faltas duras e pancadas, desde a sua estreia no FLAMENGO, que muitas vezes são simplesmente desconsideradas pelos árbitros das partidas. Entretanto, a cada falta mais dura, a cada pancada sofrida que pode comprometer o exercício de sua profissão, não pode o atleta sequer se manifestar sob pena de vir a receber cartão amarelo, como de fato ocorreu ao longo das últimas rodadas, gerando a sua suspensão na 18a Rodada.

5 - As irregularidades cometidas pelo árbitro da partida de ontem beiram a incompetência ou a má-fé. Não é possível admitir que erros crassos, grosseiros, sejam cometidos de forma totalmente impune.

6 - A imprensa esportiva foi unânime ao apontar os equívocos cometidos por este árbitro na partida de ontem, questionando ainda se teria ele sido o membro mais adequado para arbitrar partida de tal importância, pois o mesmo, neste campeonato, apitou apenas partidas de menor complexidade.

7 - Constantemente, graves e reiterados equívocos vêm sendo registrados em relação à equipe do FLAMENGO neste Campeonato Brasileiro de 2015, o que nos obriga a reiterar reclamações e representações perante esta Comissão de Arbitragem, sem que, no entanto, qualquer medida objetiva tenha sido tomada a esse respeito até o presente momento. Infelizmente, as condutas da arbitragem prejudicaram esta entidade de prática desportiva de forma gravíssima no primeiro turno. O FLAMENGO perdeu pontos importantes em um campeonato extremamente equilibrado.

8- Ante os motivos apresentados, requer seja instaurado procedimento administrativo próprio para apurar os fatos aqui relatados. Aproveitamos o ensejo para renovar a V. Sa. nossos protestos de elevada estima e distinta consideração.

CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Eduardo Carvalho Bandeira de Mello

Presidente"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.