Fla-Flu, Santos e Palmeiras agitam retorno do Brasileirão nesta quinta

Jogos importantes marcam fechamento da 27ª rodada

Dourado é a esperança do Flu para subir na tabela
Dourado é a esperança do Flu para subir na tabela J Ricardo/Agência Freelancer/Folhapress

Três paulistas, dois cariocas, dois baianos e um pernambucano entram em campo nesta quinta-feira (12) para concluir a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após uma pausa de nove dias para realização de jogos das seleções, o torneio retorna a todo vapor com as brigas por título, G-4 e contra o rebaixamento. 

Nesta quarta, 12 equipes já deram início aos trabalhos. Agora, dois duelos estaduais, um regional e um confronto importante tanto para o topo como para a parte de baixo da tabela fecham a rodada. Após esta quinta, restarão apenas 11 jogos para cada time realizar no Brasileirão - com exceção de Cruzeiro e Ponte Preta, que anteciparam sua partida da 28ª rodada.

Veja quais serão os duelos e como chegam os times para essa conclusão da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, que traz uma briga importante para escapar da zona da degola.

Flamengo x Fluminense, Maracanã (17h)
Everton e Lucas, em clássico Fla-Flu do primeiro turno
Everton e Lucas, em clássico Fla-Flu do primeiro turno Armando Paiva/Agif/Folhapress

Após um encontro com as organizadas no CT, o Fluminense entra em campo como visitante para um clássico decisivo. A ameaça do rebaixamento se tornou real após uma sequência de cinco jogos sem vitória e apenas um ponto somado. Na 16ª colocação, o triunfo é fundamental para a equipe de Abel Braga respirar na competição. O capitão Henrique, lesionado, é desfalque certo, enquanto o volante equatoriano Orejuela pode ficar de fora.

Do lado flamenguista, as dúvidas também são por conta de jogadores de seleção. Guerrero e Trauco, do Peru, e Cuellar, da Colômbia, são prováveis ausências no clássico. Diego está machucado e não participa do jogo. O Fla é o sétimo, com 39 pontos, e briga pela vaga no G-6 do Brasileirão.

Ponte Preta x Santos, Moisés Lucarelli (21h)
 
Lucas Lima volta a encarar a Ponte Preta em 2017
Lucas Lima volta a encarar a Ponte Preta em 2017 Daniel Vorley/Agif/Folhapress

Ponte Preta e Santos já se encontraram três vezes nesta temporada. Os clubes disputaram as quartas de final do Campeonato Paulista, quando o time de Campinas levou a melhor nos pênaltis, e também realizaram o duelo no primeiro turno, que terminou empatado em 0 a 0. 

A grande novidade do Peixe para o confronto é o retorno de Lucas Lima, lesionado desde o dia 13 de setembro, data do jogo de ida das quartas de final da Libertadores, contra os equatorianos do Barcelona. O camisa 10 deve voltar ao time titular para ajudar o alvinegro a seguir na caça ao líder Corinthians e manter vivo o sonho do título brasileiro. Renato, por outro lado, ainda é ausência confirmada.

O adversário também tem problemas com volantes e conta com a volta de um meio-campista. Elton e Wendel não podem jogar diante do Santos por suspensão e lesão, respectivamente. Porém, a boa notícia é a recuperação de Jádson, que pode pintar na escalação de Eduardo Baptista. A Ponte está na 15ª posição, a um ponto da zona de rebaixamento, e ficará de olho nos resultados de Fluminense e Sport, que jogam no mesmo horário.

Vitória x Sport, Barradão (17h)
Destaques ofensivos de Vitória e Sport: Neilton e Diego Souza
Destaques ofensivos de Vitória e Sport: Neilton e Diego Souza Montagem R7/Folhapress

De um lado, um Vitória que ainda não se livrou do rebaixamento, mas que respira na 11ª posição com as vitórias nas últimas duas rodadas. Do outro, o Sport que figura no Z-4 e não sabe o que é vencer há nove rodadas. O duelo nordestino tem tudo para ser duro no Barradão.

Os dois treinadores confirmaram as equipes que vão a campo. No time da casa, Fernando Miguel e Kanu não jogam e dão lugar a Caíque e Ramon. O restante do time é o mesmo, com a volta de Caíque Sá e Juninho nas laterais e a confirmação de Neilton e Tréllez no ataque.

Vanderlei Luxemburgo escala o time com Diego Souza, Osvaldo e André na frente. Mena será o lateral-esquerdo. Para evitar o 10º tropeço consecutivo, o treinador deposita as esperanças no camisa 87 para sair de Salvador com três pontos importantes na bagagem.

Palmeiras x Bahia, Pacaembu (21h)
Jean é dúvida para pegar o Bahia nesta quinta-feira (12)
Jean é dúvida para pegar o Bahia nesta quinta-feira (12) Raul Spinassé/Ag. A Tarde/Folhapress

Para fechar a 27ª rodada, Palmeiras e Bahia se enfrentam no Pacaembu. Os palmeirenses emprestados ao Tricolor - Allione, Matheus Sales e Thiago Martins - não poderão entrar em campo. Para Cuca, o problema pode ser Jean, que não treinou nesta quarta. 

Exatamente um mês após lesão, Renê Júnior está de volta. Com as muitas ausências, o volante pode ganhar uma vaga entre os titulares. Além de Allione, Matheus Sales e Thiago Martins, Edson, Tiago, Wellington Silva e Jackson também não jogam. Paulo Cézar Carpegiani subirá ao Pacaembu já sabendo dos resultados de Sport, Fluminense e Ponte Preta, que brigam ponto a ponto com os baianos para escapar da degola.

Os donos da casa vão para a partida abalados pela derrota no clássico contra o Santos, mas precisam pontuar para ultrapassar o Cruzeiro e voltar à zona de classificação para a Libertadores. “É chato perder um clássico em casa, mas a gente não pode se abalar com isso. No dia seguinte, já estávamos treinando e pensando no Bahia porque precisamos ganhar para voltar ao G-4”, disse o capitão Dudu em entrevista coletiva nesta quarta. 

Se Jean realmente ficar fora, Cuca deve improvisar na lateral-direita, já que Mayke está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O treinador não revelou a equipe que inicia o duelo e algumas novidades podem aparecer na escalação alviverde.