Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fla: cada vez mais vibrante para seu torcedor e irritante para o secador

Galo montou retrancão. Três na zaga, cinco na defesa e quatro no meio. Natan fez golaço. Mas não houve jeito: foi a vítima da vez encurralada nas cordas 

Futebol|Eduardo Marini, do R7

Éverton Ribeiro, Gerson e Reinier tiveram belas atuações na vitória sobre o Galo
Éverton Ribeiro, Gerson e Reinier tiveram belas atuações na vitória sobre o Galo Éverton Ribeiro, Gerson e Reinier tiveram belas atuações na vitória sobre o Galo

Flamengo três, Atlético-MG um, no Maracanã, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019.

O rubro-negro soma agora 55 pontos, oito a mais do que Santos e Palmeiras, segundo e terceiro colocados nesta ordem, e com três vitórias acima dos santistas e quatro dos palmeirenses.

O Galo mineiro, que liderou o campeonato em quatro rodadas e esteve entre os seis primeiros em 15 no primeiro semestre, bem que tentou parar o dono da casa com as mesmas táticas utilizadas na partida anterior, o empate em 1 a 1 com o Palmeiras em São Paulo.

Montou um ferrolho com três zagueiros, dois volantes fixos, uma linha de cinco na defesa, outra de quatro no meio campo e Ricardo Oliveira sozinho no ataque. 

Publicidade

Uma vez mais, não houve jeito: o Flamengo encurralou o rival nas cordas desde o primeiro minuto de jogo e estabeleceu aquele bate-estaca insuportável para quem está do outro lado, mas transformado em rotina nos jogos do rubro-negro no Maracanã nesta temporada.

Os números do espreme-espreme no primeiro tempo dizem tudo: setenta por cento de posse de bola rubro-negra, onze finalizações contra três, seis escanteios a favor e dois contra, dez cruzamentos contra nenhum do Atlético-MG. Aos 20 minutos de jogo, o Flamengo tinha seis finalizações. O Galo, acuado, ainda não havia chutado em direção ao gol de Diego Alves.

Publicidade

No segundo tempo, o Atlético voltou mais corajoso nas jogadas de ataque, a exemplo do que tem feito a maioria dos times espremidos pelo rubro-negro nesta temporada. A sensação é a de que os técnicos mandam a equipe visitante atacar para criar alguma perspectiva diferente da derrota que quase sempre se desenha na etapa inicial.

O Galo chegou a empatar a partida aos cinco minutos numa bela jogada de Natan. Mas o Flamengo logo reassumiu o comando e, numa ótima jogada pela esquerda, Vitinho, destaque da partida ao lado de Éverton Ribeiro e do polivalente Gerson, fez dois a um. Quinze minutos depois, o garoto Reinier, jogador sub-17 mais caro do mundo, com multa rescisória de 70 milhões de euros (cerca de R$ 317 milhões) fez o terceiro e fechou o placar.

Publicidade

É efetivamente difícil encarar hoje o Flamengo, um time talentoso, aplicado, cheio de recursos e com um treinador insaciável na linha lateral. Mister Jorge Jesus não admite queda de ritmo nem quando seu time vence por mais de um gol de vantagem no último minuto do jogo.

Ainda faltam 19 rodadas até o final do Brasileirão. Cinquenta e sete pontos a serem disputados, dois a mais do que total conquistado até agora pelo líder. Não há definição e muita coisa ainda pode acontecer. Mas é preciso reconhecer que o rubro-negro deu um passo importante. A se manter essa toada, dificilmente o futebol agressivo, talentoso e competitivo da equipe do português Jorge Jesus deixará de conquistar o título.

O grito “olê, olê, olê, Mister, Mister” ficou popular entre os torcedores nas últimas partidas do rubro-negro. Por tudo o que tem feito, Mister merece.

Flamenguista que fez rifa para salvar cão se emociona com apoio

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.