Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Favoritos ao título estadual, Bahia e Vitória vivem momentos opostos

O time tricolor terminou a temporada passada em alta, enquanto o rival rubro-negro fugiu do rebaixamento no Brasileirão na última rodada

Futebol|Cesar Sacheto, do R7

Rivais tradicionais, Vitória e Bahia são favoritos ao título estadual em 2018
Rivais tradicionais, Vitória e Bahia são favoritos ao título estadual em 2018 Rivais tradicionais, Vitória e Bahia são favoritos ao título estadual em 2018

Principais protagonistas do Campeonato Baiano de 2018, que começa neste domingo (21), Bahia e Vitória terminaram a temporada passada em situação oposta.

O Tricolor fez uma boa campanha no Brasileirão. Apesar das oscilações, teve uma boa arrancada na reta final e flertou com uma vaga na Copa Libertadores.

A diretoria manteve nomes importantes no elenco do ano passado, casos dos meias Zé Rafael, Régis e dos atacantes Edigar Junio e Hernane Brocador.

O time também foi reforçado com atletas que se destacaram no Brasileiro de 2017, como o goleiro Douglas Friedrich (Avaí), os laterais-direitos João Pedro (Chapecoense), Nino Paraíba (Ponte Preta), o lateral-esquerdo Mena (Sport) e o zagueiro Douglas Grolli (Chapecoense), além do volante Nilton (Vissel Kobe-JAP).

Publicidade

Mas, talvez a mudança mais importante no time tricolor tenha sido o retorno do técnico Guto Ferreira, que havia deixado o clube para treinar o Internacional e acabou demitido da equipe colorada.

O Bahia sofreu um revés diante do Botafogo-PB na estreia da Copa do Nordeste (1 a 0), competição da qual é o atual campeão. No entanto, o resultado não preocupa Guto Ferreira, que creditou a derrota à falta de preparo físico e entrosamento.

Publicidade
Edigar Junio encara a defesa do Botafogo-PB na estreia do Bahia na Copa do Nordeste
Edigar Junio encara a defesa do Botafogo-PB na estreia do Bahia na Copa do Nordeste Edigar Junio encara a defesa do Botafogo-PB na estreia do Bahia na Copa do Nordeste

“Não gosto de ficar colocando desculpas. Em qualquer momento, ninguém quer saber de desculpas, quer saber de resolver problemas. Estou aqui para isso", afirmou o treinador.

"A gente ainda carece de entrar no ritmo de jogo. Tivemos cinco estreias e, com o Elton, foi a sexta. Temos muito o que melhorar, estou consciente disso”, acrescentou.

Publicidade

Vitória

Atual campeão estadual, mas com péssima campanha no Nacional passado, o Vitória deixa a torcida ressabiada em relação ao desempenho da equipe comandada por Vagner Mancini, que permaneceu no clube.

Vagner Mancini orienta jogadores do Vitória antes da abertura da temporada de 2018
Vagner Mancini orienta jogadores do Vitória antes da abertura da temporada de 2018 Vagner Mancini orienta jogadores do Vitória antes da abertura da temporada de 2018

Os dirigentes também buscaram novos nomes no mercado, como os laterais Lucas (ex-Fluminense), Juninho (ex-Palmeiras, Figueirense e Aktobe-CAZ) e o atacante Denílson (ex-São Paulo).

Todos se juntam a nomes como o meia Cleiton Xavier e os atacantes Tréllez, Neilton e Kieza, remanescentes do ano passado.

Regulamento e rodada

O Baiano será disputado por dez clubes (Bahia, Vitória, Jequié, Atlântico, Jacuipiense, Jacobina, Juazeirense, Fluminense de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Bahia de Feira, em turno único.

Os quatro primeiros colocados na fase de classificação avançam para a semifinal. Então, o quarto colocado vai enfrentar o primeiro, enquanto o terceiro pegará o segundo colocado.

A Federação Baiana de Futebol fez mudanças na tabela do Estadual para evitar choques de datadas entre que disputam outras competições no mesmo período.

As alterações também servem para conciliar a tabela com os eventos carnavalescos em Salvador e Juazeiro devido a eventuais confrontos na Copa do Brasil que envolvam clubes baianos.

A primeira rodada do Baiano terá os seguintes jogos, todos no neste domingo (21): Bahia de Feira x Bahia, Jacobina x Jequié, Atlântico x Vitória da Conquista, Vitória x Juazeirense. A rodada inaugural da competição ser complementada na próxima quarta-feira (24), com Jacuipiense x Fluminense de Feira.

Outros quatro estaduais terão início neste fim de semana na região Norte-Nordeste do País: Alagoano, Maranhense, Piauiense e Amazonense.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.