Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ex-atletas expõem mundo obscuro dos abusos sexuais no futebol

Andy Woodward e Alê Montrimas dividem — em evento na capital paulista — experiências e explicam dramas de jovens atletas no Brasil e na Inglaterra

Futebol|Guilherme Padin, do R7

Evento na capital paulista reunião jogadores, ex-atletas e dirigentes do futebol
Evento na capital paulista reunião jogadores, ex-atletas e dirigentes do futebol Evento na capital paulista reunião jogadores, ex-atletas e dirigentes do futebol

O Sindicato de Atletas de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (23), no Museu do Futebol, na capital paulista,o evento "Chega de abuso no Esporte", contra os abusos sexuais, físicos e psicológicos passados por atletas de categorias de base no estado.

O evento contou com a presença de Andy Wordward, ex-jogador inglês que denunciou abusos sofridos enquanto foi atleta de categorias de base, e Alê Montrimas, ex-goleiro de Portuguesa, de outros clubes paulistas e de fora do país — ele tem sido uma bandeira na luta contra os abusos nas categorias de base do futebol brasileiro. Também participaram assistentes sociais de Corinthians, Palmeiras e Cruzeiro, além de jogadores das categorias de base palmeirense.

Alê Montrimas falou sobre seu trabalho com palestras e conscientização desde que se tornou nome importante no movimento.

"Nos dez anos em que tentei ser jogador, eu fui assediado sexualmente em todos os clubes por onde passei. Tive a sorte de viver em uma família estruturada e evitar isso. Mas, é importante pensar que, quando o jovem joga por um clube onde ele mal come e mal recebe, ele está vulnerável", afirma Alê. Taxativo, o ex-goleiro completa: "O assédio sexual acontece em todos os clubes de futebol do Brasil. Sem exceção alguma", contou o ex-goleiro.

Publicidade

Andy Woodward conta sua história

O ex-jogador Andy Woodward, que passou por clubes como Sheffield Wednesday e Bury, ambos da Inglaterra, sofreu abusos dos dez aos 17 anos. Depois, viu o seu abusador se casar com sua irmã mais nova, com quem teve dois filhos. Ele falou sobre sua experiência.

Publicidade

"É necessário entender o poder que o abusador tem sobre você, que te leva a não abrir o jogo, porque você quer apenas ser jogador", disse. "Eu disse à minha irmã que não se casasse com ele, mas não falei o porquê. Eu simplesmente não conseguia", relata Andy, que destaca que "há pedófilos assim no Brasil, na Inglaterra em todo o mundo, então é importante que a mensagem chegue ao maior número de pessoas possível".

"Não posso mudar o passado, mas fazer diferença para nossas lindas crianças. Se eu puder impedir que uma criança passe por uma tortura dessas, já valerá a pena", completou Woodward.

Publicidade

Garotada do Palmeiras entendeu o recado

Presente no evento com todo elenco sub-17 do Palmeiras, Bruno Tatavitto, volante e capitão da equipe, falou sobre o aprendizado com as palestras.

"É importante ter essa noção de que isso acontece em todo lugar, e que devemos abrir o olho para esse tipo de coisa, pelos nossos amigos e todo mundo que joga futebol também. É importante que se divulgue o que foi falado aqui para que todos fiquem cientes do que está acontecendo no futebol", frisou Bruno.

Jogador diz que sofreu abuso sexual no Santos

Veja quem são os brasileiros nas semifinais da Liga dos Campeões

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.