Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dany, artilheira do Brasileirão: 'Futebol me deu chance de estudar'

Dany Helena é atacante do Flamengo, tem 14 gols no nacional Feminino e nesta quarta enfrenta o Corinthians na primeira semifinal da competição

Futebol|Carla Canteras, do R7

Danyelle tem 14 gols em 15 jogos do Brasileiro e é artilheira da competição
Danyelle tem 14 gols em 15 jogos do Brasileiro e é artilheira da competição Danyelle tem 14 gols em 15 jogos do Brasileiro e é artilheira da competição

Nesta quarta-feira (26) acontece o primeiro jogo da semifinal do Brasileirão Feminino entre Flamengo e Corinthians, no Rio de Janeiro. Das 22 jogadoras que vão entrar em campo esta tarde, o futebol tem um significado ainda mais especial para uma delas.

“O futebol me deu oportunidade de estudo. Se hoje sou formada em Educação Física, foi porque fui bolsista no colégio e na faculdade”, explicou Danyelle Helena, atacante do Flamengo/Marinha.

No primeiro ano do ensino médio, a artilheira do Brasileiro conseguiu uma bolsa de estudos porque jogava bem futsal. A atacante era a principal atleta do time do colégio COC de Brasília e, em contrapartida, não tinha nenhum gasto para estudar, até a passagem de ônibus recebia.

Dany, como é chamada por familiares e amigos, tem 25 anos, nasceu na Capital Federal e começou a jogar futebol ainda pequena.

Publicidade

“Tinha um campinho na minha casa e aprendi a jogar com os meus pais, meus primos. Sempre gostei muito de futebol”, afirmou a atacante.

O sonho de virar profissional veio cedo. A mãe, Márcia, tinha jogado futebol de salão em um time de Brasília e sempre incentivou a filha. Daniel, o pai, também apoiou Dany o tempo todo.

Publicidade
D. Márcia é a grande incentivadora de Danyelle
D. Márcia é a grande incentivadora de Danyelle D. Márcia é a grande incentivadora de Danyelle

“Eles apoiam e torcem por mim. Sempre que dá, os dois viajam para onde estou jogando. Se não estão comigo, mandam muita energia positiva. ”

Primeiro estudo depois futebol

Publicidade

Dona Márcia é uma das responsáveis pela a escolha da filha e pelos caminhos profissionais de Dany. A atacante só pôde sair de Brasília em 2014, aos 21 anos, depois de terminar a licenciatura em Educação Física.

“Até então só tinha jogado em Brasília. Minha mãe não deixava eu sair até que me formasse. Daí é que fui para o Kindermann, de Santa Catarina. Fui vice-campeã Brasileira e campeã catarinense.”

De lá para cá, ela jogou no Cresspom de Brasília, no Foz Cataratas do Paraná, no Iranduba de Manas e até chegar ao Flamengo/Marinha.

Danyelle é a artilheira isolada do Brasileiro com 14 gols, em 15 jogos. Na temporada, a atacante marcou 19 vezes, em 19 partidas. A marca inclui o Campeonato Mundial Militar que o Brasil foi campeão, em julho deste ano.

“Tenho 19 gols na temporada, mas quero fazer mais gols! Espero que venham mais por aí. Se vier a artilharia, eu estou feliz, mas queremos mesmo é o título.”

Danyelle foi campeã do Mundial Militar de Futebol
Danyelle foi campeã do Mundial Militar de Futebol Danyelle foi campeã do Mundial Militar de Futebol

Semifinal do Brasileiro

O primeiro jogo decisivo da semifinal do Brasileiro acontece no campo da Gávea, no Rio de Janeiro. O jogo de volta será no Parque São Jorge, dia 10 de outubro.

O Corinthians tem a vantagem de decidir em casa, por que ocupa a segunda colocação na classificação geral da competição.

As paulistas entram em campo invictas, foram 16 jogos, 12 vitórias e quatro empates.

“O Corinthians tem uma invencibilidade grande. Mas trabalhamos duro todos os dias para estas horas. Estou muito confiante”, diz a atacante do Flamengo.

Sonho

Dany ainda não foi convocada para jogar com Marta e companhia na seleção principal do Brasil. Como quase todo jovem atleta, esse é um dos sonhos dela.

“Atleta tem muitos sonhos. Quero conquistar títulos: Brasileiro, Libertadores, Olimpíada. São vários sonhos... chegar à seleção brasileira é a recompensa de tanto trabalho... jogar na Europa também.”

Curta a página do R7 Esportes no Facebook. 

Marta: saiba um pouco mais sobre a vida da melhor jogadora do mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.