Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nem álcool nem aspirina: estádios no Catar têm fiscalização rigorosa

Além dos itens triviais proibidos nas arenas, curiosidades chamam atenção nas partidas da Copa do Mundo

Copa do Mundo|André Avelar, do R7, em Al Rayyan, no Catar

Estádios no Catar mantêm fiscalização rigorosa sobre porte de remédios
Estádios no Catar mantêm fiscalização rigorosa sobre porte de remédios Estádios no Catar mantêm fiscalização rigorosa sobre porte de remédios

Toda a repercussão ao redor da venda ou não de bebidas alcóolicas nos estádios da Copa do Mundo no Catar tirou a atenção de outras proibições importantes. Se não pode cerveja, também não pode aspirina para dor de cabeça: remédios são fiscalizados com rigor e outros tantos itens são barrados nas entradas das arenas.

A lista emitida pelo comitê organizador e ratificada pela Fifa contém itens esperados, triviais em qualquer ponto de muita segurança, como armas de fogo e munições, material radioativo etc.

A reportagem teve revistada e mais revistada uma cartela de remédios diários no Al Rayyan, para a partida entre Bélgica e Canadá. Ao ver a medicação passar das mãos de um segurança para as de um supervisor e para as de um policial e depois sabe-se lá mais para as de quem, veio a lembrança de que havia também uma aspirina contra dor de cabeça. Em um comprimido branco. Essa era até compreensível perder tamanha a dificuldade para tentar provar do que se tratava.

Quando o tal supervisor chegou, algumas perguntas sobre para que servia aquela medicação e se o repórter tinha muitos problemas psicológicos. Algumas respostas não comprometedoras, aspirina deixada de lado e pronto. Acesso liberado.

Publicidade

Mas outro profissional de imprensa precisou até comer uma bala de menta na frente de um segurança para tentar comprovar que não se tratava de nada alucinógeno ou coisa do tipo. Também proibido. Deu certo. Apesar dos risos dos amigos brasileiros quem estavam ao redor, funcionou e o repórter pôde entrar no estádio Al Janoub para cobrir a goleada da França sobre a Austrália.

A lista ainda contempla entorpecentes e alucinógenos (daí a fiscalização dos remédios), materiais que envolvam apostas, roteadores de wi-fi. Imagens ofensivas a outras pessoas e religiões também são proibidos. A religião islâmica impede, por exemplo, manifestações do movimento LGBTQIA+.

Publicidade

Por fim, o ranking ainda contempla a proibição de produtos que não sejam dos patrocinadores — uma garrafa d’água de outra marca que não aquela associada à Fifa é jogada fora ou tem o rótulo retirado — e carne de porco ou derivados, assim como no país inteiro.

Por falar em estádios no Catar, confira a seguir os palcos das grandes disputas da Copa:

" gallery_id="637282d01df97b95c5000424" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/copa-do-mundo/nem-alcool-nem-aspirina-estadios-no-catar-tem-fiscalizacao-rigorosa-24112022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.