Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Federação chilena entra com ação na Fifa para assumir lugar do Equador na Copa do Mundo

Denúncia se baseia no caso do lateral Byron Castillo, que disputou jogos pela seleção equatoriana nas Eliminatórias, mas teria mentido sobre nacionalidade e idade 

Copa do Mundo|Do R7

Segundo jornal, Byron Castillo, do Equador, teria mentido sobre idade e nacionalidade
Segundo jornal, Byron Castillo, do Equador, teria mentido sobre idade e nacionalidade Segundo jornal, Byron Castillo, do Equador, teria mentido sobre idade e nacionalidade

O Chile entrou com recurso na Fifa para tentar assumir o lugar do Equador na Copa do Mundo do Catar. A ANFP (federação de futebol chilena) enviou na quarta-feira (4) uma denúncia contra o lateral-direito Byron Castillo e a federação equatoriana de futebol à Comissão Disciplinar da entidade máxima do futebol mundial.

Os chilenos sustentam a denúncia com base no caso de Castillo, que teria mentido em sua certidão de nascimento, declaração de idade e nacionalidade. Segundo o jornal Marca, da Espanha, um julgamento no Equador determinou que o lateral-direito, que atuou em oito partidas pela seleção equatoriana nas Eliminatórias, nasceu, na verdade, em Tumaco, uma cidade do interior da Colômbia — e não no município equatoriano de Playas, onde ele alega ter nascido.

"Entendemos, com base em todas as informações e documentos compilados, que os feitos são demasiado graves e devem ser investigados a fundo pela Fifa. Existem inúmeras provas de que o jogador nasceu na Colômbia, na cidade de Tumaco, no dia 25 de julho de 1995, e não em 10 de novembro de 1998, na cidade equatoriana de General Villamil Playas", afirmou a ANFP em nota publicada nesta quinta-feira (5).

A federação chilena exige que a seleção do Equador perca os pontos dos oito jogos das Eliminatórias em que Byron Castillo atuou e que os países que enfrentaram os equatorianos nesses jogos ganhem os 3 pontos das partidas. Com essa nova combinação de resultados, o Chile asseguraria sua vaga na Copa do Mundo.

Publicidade

Em campo, a seleção chilena terminou as Eliminatórias na sétima colocação, com 19 pontos. Já o Equador ficou em quarto na colocação geral, com 26 pontos. Como Castillo não jogou contra Peru e Colômbia, duas seleções à frente do Chile na tabela, esses países não ganhariam pontos e terminariam em quinto e sexto lugar, respectivamente.

Ex-seleção espanhola é condenado a 4 anos de prisão por abuso sexual

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.