Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em grande jogo, Suíça vence a Sérvia por 3 a 2 e se classifica para as oitavas

Com uma virada para cada lado, suíços ficam em segundo no grupo G; Shaqiri provocou sérvios em comemoração

Copa do Mundo|Gabriel Herbelha*, Do R7

Freuler explode na comemoração do terceiro gol suíço
Freuler explode na comemoração do terceiro gol suíço Freuler explode na comemoração do terceiro gol suíço

O torcedor que preferiu assistir a esta partida em vez do jogo do Brasil não se arrependeu. Que grande partida de futebol tivemos entre Sérvia e Suíça! 

Com gols de Shaqiri, Embolo e Freuler, a Suíça venceu a Sérvia por 3 a 2, em jogo marcado pela última rodada do grupo G, e se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo.

Apesar da derrota para Camarões, o Brasil terminou em primeiro, com seis pontos. Os suíços, com o mesmo número de pontos, ficam em segundo por conta do saldo de gols menor. A seleção africana e a Sérvia se despedem do Mundial, ao ficar em terceiro e quarto, respectivamente.

O jogo

Os 45 minutos iniciais desta partida podem ser resumidos em uma palavra: caóticos.

Publicidade

Os muitos erros defensivos das duas equipes foram determinantes para termos visto quatro gols no primeiro tempo.

A Sérvia teve a primeira grande chance do jogo logo aos 10 minutos, quando o meia-direita Živković arriscou de longe e carimbou a trave.

Publicidade

Aos 20 minutos de jogo, a Suíça abriu o marcador do jogo. Djibril Sow, com calma, pegou o rebote sérvio e tocou para Shaqiri, que, com a ajuda de um desvio, colocou a bola no fundo da rede.

A reação sérvia veio seis minutos depois. Em disputa de bola ganha no meio-campo de jogo, os sérvios partiram em contra-ataque rápido, e Tadic, com toda a sua qualidade, encontrou Mitrovic na área, que se antecipou à marcação e cabeceou sem chances de defesa para Kobel.

Publicidade

E a virada veio aos 34 minutos de jogo, em mais uma saída de bola errada dos suíços. A seleção sérvia, que sabe explorar muito bem as deficiências adversárias, conseguiu a vantagem com o grandalhão Vlahovic, centroavante da Juventus, que aproveitou uma bola mal desviada para chutar no contrapé do goleiro.

A Suíça, que prefere trabalhar mais a bola, com passes curtos, evitando lançamento e ligações diretas, conseguiu o empate em bonita jogada coletiva, de pé em pé.

A estrela Shaqiri carregou a bola, tocou para Sow, quase que na entrada da área, que viu o lateral Widmer abrir sozinho na linha de fundo. Em passe de primeira, Widmer encontrou Embolo, artilheiro do país na competição, agora com dois gols, para empatar o jogo.

A segunda etapa começou na mesma temperatura dos 45 minutos inicais. E para melhorar, logo aos três minutos, uma pintura de gol deu a dianteira para os suíços.

Em pressão na área, Shaqiri fez um lançamento curto, mas na medida para Rubén Vargas, que, com muita inteligência, dá um toque de primeira com o calcanhar para Freuler, que, sozinho no meio da pequena área, teve apenas o trabalho de finalizar. 3 a 2. 

Após o gol, que dava a classificação para a seleção, os comandados de Murat Yakin adotaram postura mais defensiva, esperando os contra-ataques.

No que diz respeito ao nível técnico, o segundo tempo não chegou perto da etapa inicial. O movimento das duas equipes era mais calculado, e a Sérvia, mesmo após as substituições, não apresentou grande melhora, e tentava o empate no desespero.

Mais do que chances de gol, tivemos muitas confusões durante a segunda etapa. Xhaka, capitão suíço, se envolveu em briga com o banco de reservas rival, após supostamente fazer um gesto obsceno em direção a eles. Nos minutos finais, nova confusão na lateral de campo.

Os suíços agora se preparam para os mata-matas, em uma classificação merecida, em que tiveram mais competência do que o rival dos Bálcãs. Nos três jogos da fase de grupos, foi mais regular, e ganhou o confronto decisivo.

Clima tenso entre os rivais

Shaqiri comemora gol que abriu o placar contra a Sérvia
Shaqiri comemora gol que abriu o placar contra a Sérvia Shaqiri comemora gol que abriu o placar contra a Sérvia

A política não ficou de fora da disputa entre sérvios e suíços no jogo decisivo.

Shaqiri, nascido no Kosovo, e com ascendência albanesa, foi vaiado durante todo o tempo em que esteve em campo pelos sérvios presentes no estádio 974.

Na comemoração do gol, no entanto, ele não fez a icônica águia negra de duas cabeças albanesa, que causou tanta confusão na Copa passada, mas mandou um sinal de silêncio à torcida rival.

Vlahovic, ao empatar o jogo para a Sérvia, repetiu o gesto de “cala a boca”, mas, agora, para os suíços.

Curiosamente, a transmissão da Fifa no momento das comemorações não focava o autor do gol por muitos segundos, talvez por receio de que celebrações com viés político fossem exibidas.

Nas arquibancadas do 974, torcedores das duas seleções também discutiram, e tiveram que ser separados por funcionários do estádio.

Ficha técnica

Sérvia 2 x 3 Suíça

Local: estádio 974, Doha, Catar

Data e horário: 16h (Brasília)

Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)

Assistentes: Juan Pablo Belatti (ARG) e Diego Bonfa (ARG)

VAR: Mauro Vigliano (ARG)

GOLS: Xherdan Shaqiri, Breel Embolo e Remo Freuler (SUI); Aleksandar Mitrovic e Dusan Vlahovic (SRB)

SÉRVIA: Vanja Milinković-Savić; Nikola Milenković, Milos Veljković (Nemanja Gudelj) , Strahinja Pavlović; Andrija Zivković (Nemanja Radonjic), Sergej Milinković-Savić, Sasa Lukić, Filip Kostić; Dusan Tadić (Filip Djuricic), Aleksander Mitrović, Dusan Vlahović (Luka Jovic). Técnico: Dragan Stojkovic.

SUÍÇA: Gregor Kobel; Ricardo Rodríguez, Fabian Schär, Manuel Akanji, Silvan Widmer; Granit Xhaka, Remo Freuler, Ruben Vargas (Christian Fassnacht), Djibril Sow (Edimilson Fernandes), Xherdan Shaqiri (Denis Zakaria); Breel Embolo (Noah Okafor). Técnico: Murat Yakin.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Carla Canteras

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.