Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Para presidente de novo conselho da CBF, Copa não será afetada pela violência: “Não há rivalidade”

Deputado Fernando Capez confia em projeto do Mundial e diz que pode opinar no COL

Copa do Mundo 2014|Francisco Valle, do R7

Torcedores europeus se desentendem nas Eliminatórias da Copa
Torcedores europeus se desentendem nas Eliminatórias da Copa Torcedores europeus se desentendem nas Eliminatórias da Copa

Após os recentes atos de violências, a CBF criou o Conselho de Segurança do Futebol, que tem o objetivo de lutar contra a violência nos estádios. O projeto é presidido pelo deputado estadual Ferando Capez (PSDB-SP), que falou ao R7 sobre as expectativas da segurança na Copa do Mundo de 2014.

O novo conselho participará das ações de segurança para a competição e opinará junto ao COL (Comitê Organizador Local).

Mesmo assim, para o Mundial do Brasil, Capez acredita que tudo já está sendo feito da melhor forma possível e não existe a chance de haver violência porque o torneio não tem clubes envolvidos. Para isso, o deputado ignora a existência dos holligans europeus, famosos por promover brigas e badernas nos estádios de todo o mundo.

— A Copa do mundo é uma festa tão bonita, não tem violência. Eu particularmente acho que a chance é de 1%, não há rivalidade de clubes e o público é muito mais organizado.

Publicidade

O sentimento de rivalidade, apontado pelo parlamentar como principal fator para a violência nos estádio, para ele, acentua a violência por existir uma cultura de exclusão social no País. Quando organizado, esses torcedores violentos conseguem extravasar.

— A torcida organizada defende o torcedor violento. Ele está protegido, é o anonimato, por isso temos que acabar com a aglomeração.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.