Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Organizador da Copa da África condena racismo e prevê Brasil e Argentina na final em 2014

Com 54 países, continente africano precisa ampliar número de nações no Mundial, diz Jordaan

Copa do Mundo 2014|Raphael Hakime, do R7

Jordaan deixou de ir à Eurocopa na Ucrânia após insultos racistas
Jordaan deixou de ir à Eurocopa na Ucrânia após insultos racistas Jordaan deixou de ir à Eurocopa na Ucrânia após insultos racistas
Maracanã será palco da final do Mundial em 13 de julho
Maracanã será palco da final do Mundial em 13 de julho Maracanã será palco da final do Mundial em 13 de julho

Membro do Comitê Organizador da Copa de 2014 e principal organizador da Copa da África em 2010, o dirigente sul-africano Danny Jordaan é um dos maiores críticos das manifestações racistas em estádios.

Em outubro de 2013, o marfinense Yaya Touré, que joga pelo Manchester City, foi vítima de racismo em um jogo da Liga dos Campeões da Europa contra o CSKA, na Rússia. Logo depois, o atleta ameaçou um boicote de negros na Copa da Rússia em 2018.

Jordaan diz ser contrário às paralisações na Copa de 2018, porque diz não “resolver o problema”. No entanto, condena o que aconteceu com Touré e “já aconteceu com outros jogadores africanos, como George Weah [liberiano eleito o melhor jogador do mundo em 1995]”. Ele ressalta que a UEFA intensificou a propaganda para evitar atos racistas.

— Já temos uma campanha em andamento para a Copa do Mundo que, em todo jogo da UEFA, é mostrada uma faixa com os dizeres “Say no to racism” [“Diga não ao racismo”, em inglês] ou “Show racism the red card” [Dê um cartão vermelho ao racismo”]. [...] Temos que combater o racismo de todas as formas. Espero que essas mensagens tenham sido entendidas e que não ocorra qualquer episódio desagradável na Copa do Mundo do Brasil.

Publicidade

Copa do Mundo não deixará legado de segurança nos estádios brasileiros

Depois de camiseta polêmica, Dilma diz que Brasil está pronto para combater turismo sexual na Copa 2014

Publicidade

Em 2012, Jordaan deixou de ir à Eurocopa da Ucrânia e da Polônia depois que gritos ofensivos das arquibancadas, imitando macacos, tiveram o jogador italiano Mario Balotelli como alvo. Na ocasião, alegou que “o problema não é com a UEFA, mas com a ideia de dar suporte a uma ideia que o racismo é uma forma de tratamento em descrédito e em desuso”.

Final no Maracanã

Publicidade

Entre as cinco seleções africanas que vêm ao Brasil — Nigéria, Camarões, Gana, Costa do Marfim e Argélia —, Jordaan aponta Gana e Costa do Marfim como “os times mais fortes”.

— Acho que todos os times africanos vão para competir no Brasil. O problema de sempre dos países africanos é a troca constante de treinadores, salários e contratos. Mesmo assim, vamos dar nossa contribuição para a Copa do Mundo.

O sul-africano alerta, porém, que o continente deveria enviar mais equipes para Mundiais, já que são “54 países e enviamos, em média, cinco para a Copa do Mundo”.

—Temos que rediscutir o que estamos errando.

Por fim, Jordaan apontou sua final ideal para a competição: “seria fantástico ter Brasil e Argentina na final da Copa do Mundo de 2014”.

— Acho que todos esses times que você mencionou [Espanha, Alemanha e Itália] chegarão com boas equipes e acho que o Chile tem uma boa equipe e pode surpreender. [...] Mas acho que o Brasil tem excelentes chances de estar na final do Maracanã, mas gostaria de destacar que a Alemanha vai com um time jovem e forte, assim como a Argentina, que tem o melhor jogador do mundo. A Espanha sempre joga muito bem e vai oferecer dificuldades. Temos que citar também a Holanda, que pode surpreender com um chute de fora da área.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.