Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura do Rio define esquema de trânsito para reabertura do Maracanã

Estádio será reaberto com jogo entre amigos de Ronaldo e Bebeto neste sábado

Copa das Confederações 2013|Do Portal da Copa

A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou, nesta quarta-feira (24), no Centro de Operações Rio, o planejamento operacional que será implantado no entorno do Maracanã para a realização do primeiro evento-teste do estádio, no próximo sábado (27): uma partida de futebol entre os amigos dos ex-jogadores da seleção brasileira, Ronaldo e Bebeto, às 19h.

— É a primeira oportunidade que teremos para testar parte do planejamento operacional que estamos construindo para os grandes eventos que a cidade vai sediar. O esquema montado para este sábado vai nos permitir identificar pontos a serem ajustados ou aprimorados para as Copas das Confederações e do Mundo - disse o presidente da Rio Eventos Especiais, Leonardo Maciel.

A operação terá início às 17h de sexta-feira (26), com a implantação das áreas em que haverá proibição de estacionamento. Das 16h às 22h de sábado, a circulação de veículos estará proibida nas avenidas Radial Oeste, Maracanã, Prof. Manoel de Abreu, Viaduto Oduvaldo Cozzi e Rua Prof. Eurico Rabelo.

O planejamento contará com 590 agentes da secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal e da CET-Rio, que vão garantir a segurança dos pedestres na chegada e na saída do estádio, além de melhorar a fluidez do trânsito. Além disso, a prefeitura atuará com 22 veículos operacionais e 25 motocicletas para monitoramento da região e entorno; 34 painéis de mensagens variáveis para orientar os motoristas com informações sobre o trânsito; 15 reboques para desobstrução das vias, se necessário. A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) contará com um efetivo de 98 garis nas ruas e dez encarregados.

Publicidade

Ouvindo gritos de olé, Brasil decepciona e empata com o Chile no Mineirão

Felipão se irrita e abandona entrevista após empate da seleção brasileira

Publicidade

É mais fácil organizar uma Copa com menos democracia, diz Valcke

O Centro de Operações Rio vai monitorar toda a área do evento com 42 câmeras, permitindo que sejam implantados ajustes nos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e adaptá-lo às novas condições após a implantação dos bloqueios no entorno do Maracanã.

Publicidade

— Pedimos que a população que for ao estádio utilize o transporte público, preferencialmente trem (estação São Cristóvão) e metrô (estações São Cristóvão e Maracanã). O estacionamento será proibido e os táxis também não ultrapassarão o bloqueio. Com esses grandes eventos vamos mudar um pouco a cultura de como se chega e se curte em um estádio de futebol e, com a abertura do Maracanã, nós começaremos esse caminho - afirmou o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Acessos

O acesso do público será feito por dois portões – Bellini e Eurico Rabelo. O Viaduto Oduvaldo Cozzi ficará fechado ao tráfego de veículos para permitir que o pedestre possa caminhar tranquilamente em direção ao Maracanã. Além disso, a CET-Rio implantará uma sinalização especial para orientar o público desde a entrada das estações até os portões de acesso, com total conforto e segurança.

De acordo com o secretário de Transportes, 54 linhas de ônibus municipais e intermunicipais que passam atualmente pelo estádio terão seus trajetos alterados no período das 16h às 22h de sábado, devido o fechamento das vias. A partir de sexta-feira, orientadores da RioÔnibus estarão espalhados pela região informa os usuários sobre os desvios.

A prefeitura recomenda a todos que evitem circular de carro na região durante o evento. No caso específico dos moradores, sendo indispensável acessar a área bloqueada, estes poderão fazê-lo exclusivamente acessando a Rua General Canabarro e a Rua Luiz Gama, mediante a apresentação de um comprovante de residência. Para os jogos da Copa das Confederações e a partida entre Brasil x Inglaterra, em 2 de junho, a SubPrefeitura da Tijuca cadastrará os moradores.

A Seop (Secretaria de Ordem Pública) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. O contingente da Seop vai contar com 19 pontos de patrulhamento ostensivo, três pontos de patrulhamento ostensivo com cães, 15 reboques, 14 viaturas, um Centro de Comando e Controle Móvel, uma torre de observação, uma tenda de gerenciamento, além de dois caminhões depósito.

— Não vamos permitir a atuação de ambulantes não-autorizados, bem como o estacionamento irregular, flanelinhas e mijões nas ruas. Além disso, vamos agir com rigor contra a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas no entorno do Maracanã, de acordo com o decreto 30.417/09, de 22 de janeiro de 2009 - explicou o secretário de Ordem Pública, Alex Costa.

Para a partida deste sábado, não foram vendidos ingressos. O evento terá como público-alvo os operários que ajudaram a reerguer estádio, familiares e convidados. A torcida em geral poderá conhecer o novo Maracanã no dia 2 de junho, com o amistoso entre Brasil e Inglaterra. O Maracanã receberá dois jogos da fase classificatória e a final da Copa das Confederações, que será disputada entre os dias 15 e 30 de junho. Em 2014, o estádio sediará sete jogos da Copa do Mundo, incluindo a final.

Entorno

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou, no primeiro semestre de 2012, a urbanização no entorno do Estádio Mário Filho (Maracanã) para a Copa do Mundo de 2014. O projeto Parque Maracanã requalificará a área, transformando o local em um grande espaço para lazer e prática de esportes.

— A revitalização abrange uma área de mais de 140 mil metros quadrados no entorno do estádio e áreas adjacentes. São intervenções de grande porte, que incluem reurbanização, paisagismo, recuperação de piso e da rede de drenagem, além do desvio do Rio Joana, próximo à Uerj - disse o secretário de Obras, Alexandre Pinto.

O projeto completo de urbanização será entregue em maio, tornando o entorno do estádio preparado para receber a Copa das Confederações. A área que será urbanizada abrange a Radial Oeste, Avenida Maracanã, Rua Eurico Rabelo e Avenida Professor Manuel de Abreu, além de trecho da Rua Visconde de Niterói. A região vai ganhar uma ciclovia, dois mil metros quadrados de pavimentação e 45 mil metros quadrados de paisagismo.

No dia 27 de abril, já estará concluída a calçada de toda a área de transição na frente do estádio, da estátua do Bellini à Torre de Vidro. Treze palmeiras de 12 metros de altura já podem ser vistas em frente à estátua do Bellini e são chamadas pela equipe de obras de “palmeiras do Zagallo”. O projeto prevê, no total, 122 palmeiras e 203 árvores nativas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.