Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fronteiras do Brasil terão reforço durante Copa das Confederações, diz Dilma Rouseff

Presidente lembra que "Estados têm responsabilidade", mas governo federal fará a sua parte

Copa das Confederações 2013|Do R7

A presidente Dilma Rouseff revelou a realização de uma megaoperação no próximo mês, visando a Copa das Confederações, torneio que acontece em junho no País e serve como teste para a Copa do Mundo de 2014. As afirmações de Dilma foram feitas em sua coluna semanal Conversa com a presidenta.

Respondendo a uma pergunta de um funcionário público, sobre vigilância das fronteiras e combate ao tráfico de drogas, a presidente brasileira destacou as iniciativas do Plano Estratégico de Fronteiras.

— Desde agosto de 2011, quando lançamos o Plano Estratégico de Fronteiras, as Forças Armadas e as polícias federais e estaduais trabalham de forma coordenada para combater os crimes transfronteiriços, principalmente o tráfico de drogas. Esse plano é realizado por meio de duas operações periódicas: a Operação Ágata, liderada pelo Ministério da Defesa, mobilizando as Forças Armadas e as demais forças civis de segurança em ações pontuais e de grande impacto; e a Operação Sentinela, coordenada pelo Ministério da Justiça, que reúne as polícias Federal, Rodoviária Federal, e a Força Nacional de Segurança, em ações de investigação e de inteligência continuadas. Juntas, já desarticularam 65 organizações criminosas, apreenderam 360 toneladas de drogas, 8 mil carros e embarcações e inspecionaram 148 pistas de pouso.

Fifa inicia pré-venda de ingressos para Copa de 2014

Publicidade

Copa das Confederações será tema de álbum de figurinhas

Dilma ainda lembrou que os Estados possuem grande responsabilidade acerca de seu território, por isso exercer papel significativo na defesa das fronteiras. Contudo, ela garante que o governo federal fará o seu papel

— Em maio, uma grande operação militar vai cobrir toda a nossa fronteira terrestre, cerca de 16 mil km, para coibir crimes e dar mais segurança para a Copa das Confederações. A segurança pública é uma responsabilidade constitucional dos Estados, mas o governo federal tem o dever de participar na sua área de atuação, e é o que estamos fazendo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.