Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CBF vence disputa contra Bayern e Dante e Luiz Gustavo são liberados

Jogadores corriam o risco de serem cortados da Copa das Confederações

Copa das Confederações 2013|Do R7

Luiz Gustavo (à frente) e Dante
Luiz Gustavo (à frente) e Dante Luiz Gustavo (à frente) e Dante

Atual campeão da Europa, o Bayern de Munique não poderá contar com os dois brasileiros de seu elenco na decisão da Copa da Alemanha, contra o Stuttgart, programada para este sábado (1): após intensa briga nos bastidores com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o clube se viu obrigado a liberar Dante e Luiz Gustavo para a concentração da seleção brasileira, que se prepara para a Copa das Confederações.

Os dois lados viviam um impasse desde o anúncio de que todos os jogadores chamados deveriam se apresentar na terça-feira (28). De olho na tríplice coroa (Campeonato Nacional, Copa e Continental no mesmo ano), o Bayern tentou adiar a chegada de seus atletas, mas a CBF negou o pedido com base na regra da Fifa que determina que os clubes liberem os jogadores com 14 dias de antecedência para a Copa das Confederações.

Campeão europeu supera o Manchester United e é o clube mais valioso do mundo

Operários ainda trabalham no entorno do Maracanã às vésperas do amistoso

Publicidade

A entidade que comanda o futebol brasileiro deixou bem claro que, se Dante e Luiz Gustavo não se apresentassem, eles seriam cortados da seleção.

Presidente do time, Karl-Heinz Rummenigge criticou a postura dos dirigentes brasileiros:

Publicidade

- Tentamos encontrar uma solução amigável, mas ficamos em uma situação desconfortável. Houve uma espécie de terror psicológico

Cabe ressaltar que, a despeito da disputa com o Bayern, a CBF aceitou o “atraso” de Fred, Diego Cavalieri e Jean, do Fluminense, e Réver e Bernard, do Atlético-MG, por conta dos compromissos das equipes na Libertadores. Eliminados da competição na noite desta quarta (29), os atletas do time carioca devem se apresentar nesta quinta (30), enquanto os jogadores do Galo chegam na sexta (31), depois do duelo contra o Tijuana, do México.

Bayern e CBF possuem um histórico de atritos que começa em 2001, quando os alemães não quiseram liberar o atacante Elber para jogar a Copa América na Colômbia, alegando que o país era muito perigoso. Em 2004, o zagueiro Lucio passou por problemas semelhantes por conta de um amistoso do Brasil no Haiti.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.