Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CBF repudia uso da camisa da seleção brasileira em 'atos antidemocráticos e de vandalismo'

Federação usou redes sociais para emitir nota de repúdio aos ataques em Brasília, no domingo (8)

Futebol|Do R7, com informações do Lance!

Vândalos usaram camisas da seleção e bandeiras do Brasil durante atos antidemocráticos
Vândalos usaram camisas da seleção e bandeiras do Brasil durante atos antidemocráticos Vândalos usaram camisas da seleção e bandeiras do Brasil durante atos antidemocráticos

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), nesta segunda-feira (9), repudiou o uso da camisa da seleção brasileira no que chamou de "atos antidemocráticos e de vandalismo" promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na praça dos Três Poderes, em Brasília, no domingo (8). Pelas redes sociais, a organização afirmou que a amarelinha deve ser usada para "unir e não para separar os brasileiros".

"A camisa da seleção brasileira é um símbolo da alegria do nosso povo. A CBF é uma entidade apartidária e democrática", escreveu a federação.

Os atos no domingo tomaram proporções sem precedentes no Brasil. O grupo, que pede de forma inconstitucional um golpe militar contra a democracia brasileira, invadiu o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, quebrou vidraças e danificou obras de arte e mobílias dos prédios.

Por volta de 1.200 vândalos foram presos pelas autoridades policiais, e o governo federal afirmou que pretende culpabilizar os responsáveis por toda a destruição do patrimônio público, além de identificar os financiadores das operações antidemocráticas.

Publicidade

O governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado do cargo por 90 dias pelo ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal. O presidente Lula declarou intervenção federal no Distrito Federal até o dia 31 de janeiro.

A despedida de Dinamite: veja fotos do velório do maior jogador da história do Vasco

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.