Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

De rebaixamento a vaga no mata-mata: o que está em jogo na última rodada do Paulistão?

Partidas deste domingo prometem fortes emoções com todas as 16 equipes do torneio em briga por algo; confira!

Campeonato Paulista|Do R7, com informações da Agência Estado

Última rodada do Paulistão reserva fortes emoções neste fim de semana
Última rodada do Paulistão reserva fortes emoções neste fim de semana Última rodada do Paulistão reserva fortes emoções neste fim de semana

Neste fim de semana, a fase de grupos do Paulistão chega ao fim. E, nesta última rodada, todos os 16 times do torneio têm algo em disputa, da liderança na classificação geral à vaga no mata-mata ou permanência na elite do futebol paulista. Com uma partida no sábado e mais sete no domingo, confira a seguir tudo o que ainda está em jogo. 

Nas brigas por classificação ao mata-mata e contra o rebaixamento, sete equipes estão envolvidas. São cinco candidatas à classificação e cinco que ainda correm risco de queda. Se ficou confuso é porque São Bento, Ituano e Ferroviária — todos do Grupo C — entram em campo sonhando com as quartas e, ao mesmo tempo, sob o pesadelo de cair para a Série A2.

Corinthians e Santo André foram os únicos que já entraram em campo. O Timão venceu de virada por 3 a 1, com gols de Paulinho e Yuri Alberto. Com a vitória, o time de Lázaro soma 22 pontos e depende dos jogos de hoje para saber se ficará com a terceira colocação na classificação geral.

Já o Santo André termina a participação no Paulista com 14 pontos, em terceiro lugar no Grupo D, e espera os jogos para saber da participação no Troféu do Interior. 

Publicidade

Já que os oito classificados encaram os desafios do mata-mata, as equipes que ocuparem da 9ª à 14ª posição disputam o tradicional Troféu do Interior, hoje conhecido como Taça Independência. 

Além de um prêmio de R$ 400 mil, a disputa vale três vagas na Copa do Brasil de 2024.

Publicidade

Saiba o que está em jogo por grupos

GRUPO A

RB Bragantino — Já garantido na próxima fase, com 17 pontos, o Braga precisa de mais um pontinho contra o São Bento, em Sorocaba, para não correr o risco de ser superado na liderança da chave pelo Botafogo, com 14, no saldo de gols (o time de Bragança tem saldo 2, diante de -1 do rival).

Publicidade

Botafogo — Vice-líder, o time de Ribeirão Preto ainda não se garantiu, pois tem os mesmos 14 pontos do Santos, em terceiro por ter vitórias a menos (4 a 3). Jogando em casa contra o São Paulo, a equipe do técnico Adilson Batista avança com triunfo, sem precisar fazer contas. Se empatar, tem de torcer para o Santos não bater o Ituano em Itu. Em caso de derrota, os santistas também teriam de ser batidos.

Santos — Tem duas possibilidades para avançar à próxima fase: ganhar e o Botafogo apenas empatar, ou somar um ponto e o time de Ribeirão Preto ser superado pelo São Paulo.

Santos precisa vencer o Ituano e torcer por um tropeço do Botafogo-SP
Santos precisa vencer o Ituano e torcer por um tropeço do Botafogo-SP Santos precisa vencer o Ituano e torcer por um tropeço do Botafogo-SP

Inter de Limeira — Com 10 pontos, precisa ganhar da Ferroviária para não cair. Com igualdade, a equipe de Limeira terá de torcer para que Ituano ou Portuguesa tropece.

GRUPO B

São Paulo — Garantido, definirá com o Água Santa quem vai ser o líder da chave. Ambos somam 20 pontos e os comandados de Rogério Ceni contam com o melhor saldo de gols (11 a 3). O Tricolor visita o Botafogo e o time de Diadema atua na casa do São Bernardo. A vitória deixa o São Paulo no topo. Qualquer outro resultado obriga o time do Morumbi a torcer para que o Água Santa some o mesmo número de pontos.

Água Santa — A equipe de Diadema só termina na frente se ultrapassar o São Paulo na pontuação. Se ganhar, torcerá por empate tricolor. E, se empatar, vai precisar que o time da capital seja superado.

Mirassol — Hospeda a lanterna Portuguesa, buscando a melhor campanha entre os não classificados para definir sempre em casa na Taça Independência.

Guarani — Livre da queda, o Guarani recebe o Palmeiras e precisa triunfar para tentar disputar o jogo único das quartas da Taça Independência no Brinco do Ouro.

GRUPO C

Corinthians — O classificado Corinthians, que ainda sonha com a terceira melhor campanha do geral para definir não apenas as quartas, mas também a semifinal na Neo Química Arena. Os outros três integrantes, São Bento, Ituano e Ferroviária, têm dupla missão: classificar-se e permanecer na elite estadual.

São Bento — Em Sorocaba, basta uma vitória para o time avançar para as quartas. O empate serve desde que Ituano e Ferroviária não ganhem suas partidas. Com derrota, precisaria que a equipe de Itu também fosse superada e a de Araraquara somente empatasse.

Ituano — Precisa ganhar e torcer por tropeço do São Bento para ser o oponente do Corinthians no mata-mata. Mas o triunfo já o garante na Série A. O empate não o leva às quartas, mas pode livrá-lo da queda caso Ferroviária e Portuguesa não ganhem.

Ferroviária — A missão não é das mais fáceis. Precisa ganhar para sonhar com vaga — desde que São Bento e Ituano não somem três pontos — e pela fuga da queda, também torcendo contra um dos rivais da chave ou por derrota da Inter de Limeira. O empate só servirá caso a Portuguesa não ganhe e o Ituano perca.

GRUPO D

Palmeiras — Líder geral com 27 pontos, confirma a melhor campanha caso ganhe. Se empatar, o São Bernardo não pode vencer. A derrota serviria em caso de empate do time do ABC, que tem 26 pontos.

São Bernardo — A surpresa da primeira fase chegará aos 29 com vitória, mas teria de torcer por tropeço do time de Abel Ferreira. Superaria o adversário no saldo de gols em caso de igualdade de pontos, possível apenas em empate com combinação de derrota verde.

Surpresa da competição, São Bernardo briga pela liderança na classificação geral
Surpresa da competição, São Bernardo briga pela liderança na classificação geral Surpresa da competição, São Bernardo briga pela liderança na classificação geral

Santo André — Não tem chance de ir às quartas, mas ainda busca o mando de campo na Taça Independência.

Portuguesa — No desespero, a Lusa necessita de um milagre. Com apenas uma vitória na competição, tem de somar os três pontos em visita ao Mirassol e torcer para que Ituano e Ferroviária não vençam.

Conheça o novo namorado da Madonna, que coleciona tentativas frustradas de virar esportista

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.