Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ceni descarta contundidos do São Paulo com retorno garantido ao time: 'Joga quem estiver melhor'

O treinador afirmou que o Tricolor está tomando cuidado com os lesionados e que nenhuma volta é garantida até agora

Campeonato Paulista|

Mesmo aqueles que foram titulares em boa parte do último ano, os contundidos do São Paulo não terão lugar garantido após recuperação. Atualmente, o departamento médico do Tricolor conta com jogadores que foram importantes na temporada 2022.

Da lista de desfalques que tem acompanhando o São Paulo nas últimas partidas, ainda nenhuma recuperação é certa para a próxima semana. Entretanto, nos últimos treinamentos, Caio Matheus e Igor Vinícius começaram o processo de transição física.

A justificativa de Rogério Ceni quanto ao cuidado com os lesionados é pautada em evitar problemas maiores na recuperação ou a recorrência das lesões. Arboleda, por exemplo, passou boa parte da última temporada machucado. Em junho, durante um clássico com o Palmeiras no estádio do Morumbi, o equatoriano sofreu uma ruptura de ligamentos e uma fratura no tornozelo.

Assim, teve que passar por cirurgia. O zagueiro só voltou a jogar com a camisa do Tricolor paulista neste ano. Porém, esteve presente em somente três jogos. Isso porque ele começou a apresentar um quadro de tendinite no joelho.

Publicidade

Com a ausência do equatoriano e a cirurgia recente de Ferraresi, que se lesionou nesta temporada, também contra o Palmeiras, Beraldo e Alan Franco assumiram a titularidade na zaga. Ao explicar a situação de Arboleda, Ceni usou como exemplo as cirurgias de Caio Matheus e Moreira — jogadores mais novos, revelado em Cotia, mas que estavam começando a ganhar espaço no profissional.

Segundo o treinador, casos como Arboleda exigem um cuidado maior, uma vez que ele não é "tão jovem" quanto os outros citados.

Publicidade

"Como acho que muitas das lesões são do ano passado, de cirurgias, como Moreira, Caio [Matheus] e Arboleda, que operou no ano passado e, devido a essa cirurgia, é necessário um cuidado maior, porque ele não é um menino de 18 anos, que vai se recuperar rápido. Temos muitos jogadores que fizeram cirurgias sérias", explicou o treinador.

Para o jogo contra o São Bento, ainda nenhum retorno é previsto. Porém, contra a Inter de Limeira, Rodrigo Nestor — que tinha sofrido uma contratura no adutor esquerdo — retornou.

Publicidade

De acordo com a fala do técnico após a partida, a intenção é que, até o fim do mês, haja a volta de mais atletas. Rogério Ceni destacou que, com os retornos, a ideia é dar sequência ao trabalho, destacando a atividade que está sendo feita pelos médicos fisioterapeutas da equipe.

"Nós esperamos ter a maioria, ou parte, desses jogadores de volta até o fim do mês e dar sequência ao trabalho. Não faço uma defesa corporativista nem clubística. Faço o que eu falo de coração, como sempre fui sincero. O departamento de fisioterapia trabalha bem e tenta recuperar os jogadores", disse.

Os setores que mais preocupam são as laterais e a zaga. Nas laterais, porque Orejuela e Welington também se lesionaram recentemente. Assim, deram espaço a Nathan e Caio — duas novidades no elenco.

Ao ser questionado sobre a disputa de posição, com uma possível volta dos lesionados em breve, Rogério Ceni já disparou: por ele, jogará quem estiver melhor. Assim, não assegurou quem seriam os possíveis favoritos para a titularidade.

"Quem está melhor é quem vai jogar. E eu vou, quando começar… Talvez o mês de março seja difícil, porque, se nós conseguirmos, hipoteticamente, chegar a uma final, vamos… É incrível como o Campeonato Paulista se jogam nove jogos em quarenta dias, e depois você tem só três ou quatro jogos para jogar num mês inteiro. É uma disparidade grande entre começo de temporada até agora, para o que virá no próximo período… Então, março é um mês mais tranquilo", explicou.

Ao esclarecer melhor essas duas posições, Ceni afirmou que a intenção é incorporar ao máximo os atletas que estão no departamento médico ao restante do elenco.

"O que eu preciso é tentar incorporar ao elenco o máximo de jogadores que estão no departamento médico. Incorporar e treiná-los, para, nas fases decisivas, se nós conseguirmos, avançar. Para termos esses jogadores condicionados fisicamente e treinados. Porque não adianta eles só estarem de volta se não estiverem treinados", completou.

O São Paulo volta a campo contra o São Bento, nesta terça-feira (21). A partida, válida pelo Campeonato Paulista, será às 19h30 (horário de Brasília), no estádio Walter Ribeiro. Se vencer, já garante a classificação para a próxima etapa da competição.

Daniel Alves completa um mês de prisão na Espanha; relembre o que já aconteceu com ele nesse período

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.