Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jogadores 'desaparecem' antes de clássico entre Botafogo e Flamengo

O drama dos desaparecimentos foi retratado por ambos os times, que entraram em campo com menos jogadores que o normal

Campeonato Carioca|Do R7

O Campeonato Carioca de Futebol, em parceria com o Movimento Futebol Sem Barreiras, está comprometido com causas sociais na atual temporada da competição, retornando à sociedade o carinho que sempre recebeu de seu público. Para promover soluções de casos de pessoas desaparecidas no Rio de Janeiro, o Cariocão realizou a ação “Desaparecidos em Campo” no clássico entre Botafogo e Flamengo na noite desta quarta-feira, dia 24 de março, válido pela 5ª rodada, no Estádio Nilton Santos.

O drama dos desaparecimentos foi retratado por ambos os times, que entraram em campo para a partida com menos jogadores que o normal. Após todos notarem a ausência dos atletas, os mesmos entraram em campo com duas faixas que diziam: “Sentiu nossa falta? Imagine se fosse alguém da sua família” e “Ajude a encontrar pessoas desaparecidas. Acesse desaparecidosdd.org.br”.

Jogadores dos dois clubes entraram com faixa sobre pessoas desaparecidas
Jogadores dos dois clubes entraram com faixa sobre pessoas desaparecidas Jogadores dos dois clubes entraram com faixa sobre pessoas desaparecidas

Durante a transmissão do jogo, um QR code direcionou para o site que colabora na busca por pessoas desaparecidas, além de comentários dos narradores sobre o importante assunto e conteúdos permanentes nas plataformas de redes sociais do Cariocão.

Movimento Futebol Sem Barreiras

Publicidade

A ação “Desaparecidos em Campo” foi assinada pelo movimento Futebol Sem Barreiras, criado pela agência de marketing esportivo Sportsview, parceira da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro na organização do campeonato, em conjunto com a Leiaute Propaganda e Cura e Cultura, especializadas em campanhas de engajamento social. A Ferj, os clubes em disputa do campeonato, a Record TV, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o programa Desaparecidos incentivam a causa tendo o Cariocão como impulsionador do tema.

O movimento é voltado à promoção de ações de inclusão e diversidade no futebol, com foco em ações sociais e no combate ao racismo, homofobia, violência contra a mulher, meio ambiente e demais temas que colaborem com o bem geral da sociedade.

Publicidade

O coordenador do Futebol Sem Barreiras é Tiago Cesar, responsável pelo programa de Inclusão e Diversidade do Esporte Clube Bahia, considerado referência internacional em posicionamento social no futebol. “O movimento é uma defesa da sociedade associado ao futebol, com intervenções e campanhas de engajamento social. É ter o futebol como agente transformador de opinião, conectando seu público, seus torcedores, com essas causas”, explica.

“O drama de um desaparecimento é mal que afligi muitas famílias em todo o país. Independente de classe social, qualquer família pode passar por essa dor, infelizmente. Contudo, é importante ressaltar que o desaparecimento, assim como todas as demais mazelas, acomete famílias negras e de baixa renda, predominantemente”, completa Tiago.

Publicidade

Programa Desaparecidos auxilia na busca por desaparecidos

O Desaparecidos é um programa desenvolvido pela área de Direitos Humanos do Disque Denúncia do Rio de Janeiro, e foi criado em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro MPRJ), através do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid) e do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). Para colaborar com familiares e amigos que estão em busca por alguém desaparecido, todas as informações então no sitedesaparecidosdd.org.br.

O programa mantém parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) através da Coordenadoria de Prevenção e Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas e de Ampliação do Acesso à Documentação Básica. Também opera em conjunto com a Delegacia de Descoberta de Paradeiro (DDPA), com a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) e com a Delegacia de Homicídios Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNSG).

Cúmulo da ostentação: Neymar tem celular de ouro que custa R$ 21 mil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.