Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campeão da Libertadores, Grêmio quer acabar com fila no Gauchão

Tricolor de Porto Alegre pode igualar sequência negativa da década de 70

Futebol|Guilherme Padin, do R7

O tricampeão da Libertadores quer acabar com a fila no Gauchão
O tricampeão da Libertadores quer acabar com a fila no Gauchão O tricampeão da Libertadores quer acabar com a fila no Gauchão

O Campeonato Gaúcho de 2018 tem de tudo para ser um dos melhores da década no estado. O ótimo ano do Grêmio, com a conquista da Copa Libertadores, e o retorno do Internacional à Série A do Campeonato Brasileiro prometem acirrar ainda mais a rivalidade do Gre-Nal.

Além disso, caso não vença a competição este ano, o Tricolor Gaúcho chegará à maior fila de sua história no estadual, igualando-se ao próprio recorde negativo entre 1969 e 1976, quando o Inter ganhou todas as edições do campeonato.

Para Grêmio e Inter, serão disponibilizados R$12,5 milhões em cotas televisivas.

Regulamento

Publicidade

O Gauchão é disputado em duas fases. Na primeira, as doze equipes se enfrentam num grupo único, em partidas de ida. Os oito primeiros colocados avançam à fase de mata-mata, nas quartas de final, e os dois últimos serão rebaixados à Divisão de Acesso de 2019, a segunda divisão do futebol gaúcho.

As quartas de final, as semifinais e as finais serão disputadas em jogos de ida e volta.

Publicidade

Ao fim do campeonato, o time melhor colocado, desde que não seja da dupla Gre-Nal ou tenha atuado na final, será declarado o campeão do inteior.

As três equipes melhor colocadas na tabela irão para a Copa do Brasil de 2019. Mas, se estas equipes já tenham conquistado a vaga por outro meio, a vaga será repassada ao time seguinte na classificação.

Publicidade

Duas vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro também serão disponibilizadas, sendo distribuídas para os dois melhores colocados que já não estejam classificados para alguma divisão do Brasileirão.

Grêmio

O Tricolor Gaúcho não ganha o estadual desde 2010 e, desde então teve de assistir ao Inter conquistar o campeonato de 2011 a 2016. Na última temporada, o time de Renato Gaúcho chegou às semifinais, mas foi derrotado pela ‘zebra’ Novo Hamburgo, que foi à final, venceu o Colorado garantiu o título inédito.

Em 2018, após a conquista de sua terceira Libertadores, o Grêmio não quer deixar a fila completar oito anos, e vai em busca de seu 36º título.

O Tricolor manteve boa parte da equipe campeã continental e trouxe, entre outros atletas, o zagueiro Paulo Miranda, ex-São Paulo, e o meia-atacante Alison, ex-Cruzeiro.

Com a busca pelo fim da fila, o Grêmio é forte favorito para conquista do título em 2018.

Internacional

De volta à elite do futebol brasileiro, o Inter tem o objetivo de começar a temporada da melhor maneira possível, e, para isso, conquistar o Campeonato Gaúcho seria um grande passo. De quebra, o Colorado aumentaria a fila do grande rival no estadual.

Odair Hellmann será o comandante do Inter nesta temporada. Para o treinador, os principais reforços foram os atacantes Roger, ex-Botafogo, e Wellington Silva, ex-Fluminense.

Com um elenco em nível abaixo ao do Grêmio, o Colorado terá de se esforçar muito se quiser garantir o troféu de campeão estadual.

Os medalhões do Gauchão

Entre os mais experientes desta edição do Campeonato Gaúcho, destacam-se o lateral Léo Moura e o meia Douglas, do Grêmio, o meia André D’Alessandro, do Inter, o lateral Anderson Pico e o volante Diguinho, do São Paulo-RS, e o zagueiro Júlio Santos, do Novo Hamburgo.

EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se

As novidades dos clubes brasileiros que já vestiram a camisa em 2018

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.