Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasileiro erra pênalti decisivo e Arsenal é eliminado na Liga Europa

Gabriel Martinelli teve cobrança defendida, e Sporting passou de fase na competição; clube inglês mantém jejum de 50 anos sem títulos europeus

Futebol|

Gabriel Martinelli lamenta pênalti perdido
Gabriel Martinelli lamenta pênalti perdido Gabriel Martinelli lamenta pênalti perdido

Não será em 2023 que o Arsenal quebrará seu jejum de mais de cinco décadas sem títulos em competições europeias - ganhou a Liga Uefa em 1970. Com erro de cobrança de Martinelli, a equipe de Londres foi eliminada nos pênaltis em pleno Emirates Stadium, nesta quinta-feira (16), pelos portugueses do Sporting.

Após abrir 1 a 0 no primeiro tempo, o time de Mikel Arteta levou o empate em golaço do meio-campo e não teve forças para buscar o segundo gol. Nas penalidades, o brasileiro falhou em sua cobrança, os visitantes acertaram todas e festejaram a vaga às quartas com 5 a 3.

A decisão de pênaltis foi igual até 4 a 3, quando Martinelli bateu nas mãos do goleiro Adán, responsável por grandes defesas ao longo do jogo. Nuno Santos bateu forte e garantiu a festa verde e branca em Londres.

Antes, St. Juste, Esgaio, Inácio (Ramsdale quase defende) e Artur Gomes haviam concluído suas cobranças para o Sporting, que conhecerá seu rival em sorteio nesta sexta-feira (17).

Publicidade

Precisando da vitória após empate por 2 a 2 em Portugal, o técnico Mikel Arteta escalou seus quatro brasileiros desde o início.

Os titulares Gabriel Magalhães e Martinelli ganharam a companhia do xará Jesus, começando uma partida pela primeira vez no anão após machucar o joelho na Copa do Mundo do Catar. Naturalizado italiano, Jorginho também foi novidade no meio. Em compensação, deixou peças importantes no banco, casos de Odegaard e Saka.

Publicidade

Atuando no Emirates Stadium, os ingleses tiveram boas chances na primeira etapa, sobretudo com seus brasileiros. Martinelli e Gabriel Jesus pararam no goleiro Adán. O camisa 9 ainda pediu um pênalti ao ser derrubado na área. Nada.

O melhor desempenho rendeu vantagem em um lançamento longo da defesa. Martyinelli saiu cara a cara e bateu para mais uma grande intervenção de Adán. O capitão deu rebote e Xhaka não desperdiçou, para alegria dos companheiros e de Arteta. Apesar do gol com 20 minutos, o Arsenal lamentou as lesões de Saliba e Tomiyasy, substituídos.

Publicidade
Jogadores do Sporting fizeram muita festa pela classificação
Jogadores do Sporting fizeram muita festa pela classificação Jogadores do Sporting fizeram muita festa pela classificação

Ainda carente de ritmo, Gabriel Jesus ficou nos vestiários após a pausa. Arteta já informou que terá todo cuidado para não perder o atacante novamente. Mesmo modificado, o Arsenal tinha o controle das ações. Mas um erro no circulo central custou caro. Os ingleses erraram o passe, Pedro Gonçalves recuperou, viu o goleiro Ramsdale adiantado e mandou de longe, por cobertura. Uma pintura que deixou até torcedores da casa boquiabertos.

Zinchenko reuniu os companheiros para pedir calma. Mas o gol aos 16 minutos animou o Sporting. Pouco depois da igualdade, Paulinho subiu livre, de cabeça, e mandou raspando. O jogador levou as mãos ao rosto lamentando a chance de ouro desperdiçada.

Os ingleses pareciam perdidos em campo e eram sufocados. Em contragolpe, Ramnsdale salvou com o rosto a finalização de Edwards, cara a cara.

As equipes buscaram o gol da classificação até o último minuto, mas o empate prevaleceu e a decisão foi para a prorrogação. Nos 30 minutos adicionais, o Arsenal apostou no jogo aéreo e Gabriel Magalhães quase fez. Adán fez milagre ao voar e espalmar a cabeçada à queima roupa, levando a definição aos pênaltis.

O goleiro seria decisivo nas cobranças ao parar Martinelli. O Sporting, com 100% de aproveitamento, avançou às quartas com méritos.

Outros jogos

Depois de abrir boa vantagem de 2 a 0 na Itália, a Roma conseguiu segurar a Real Sociedad na Espanha e se garantiu com empate sem gols. Smalling até fez 1 a 0 para os visitantes, mas o VAR anulou o gol.

Também com 2 a 0 da ida a seu favor, o Bayer Leverkusen fez ainda melhor, ao repetir o placar, desta vez na casa do Ferencváros, gols de Diaby e Adli.

A última vaga ficou com o surpreendente Union St. Gilloise, que fez 3 a 0 no Union Berlin e se garantiu após empate por 3 a 3 na Alemanha. O time belga abriu o marcador aos 18 minutos da primeira etapa com Teuma. Na fase final, Amani ampliou, também aos 18 - o jogador ainda teve um gol anulado pelo VAR no último minuto do tempo normal. Nas acréscimos, Lapoussin fez o terceiro, definindo a vitória e a classificação.

Da prisão ao anúncio de divórcio: relembre a novela entre Joana Sanz e Daniel Alves

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.