Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bragantino x Botafogo: empresa que opera o VAR confirma erro em linha

Por outro lado, Hawk-Eye destacou que, apesar da falha na calibragem, Artur estava impedido no gol que abriria o placar para o Massa Bruta

Futebol|Do Live Futebol BR

Artur, do Bragantino, durante jogo contra o Botafogo
Artur, do Bragantino, durante jogo contra o Botafogo Artur, do Bragantino, durante jogo contra o Botafogo

O Botafogo venceu o RB Bragantino na segunda-feira (4) por 1 a 0, pelo Brasileirão, mas o jogo ainda segue tendo repercussão, principalmente do lado dos paulistas, que reclamaram muito do VAR.

Nesta quarta-feira (6), a Hawk-Eye, empresa que opera o VAR nas competições brasileiras, confirmou que errou na calibragem do VAR ao desenhar a linha no impedimento do gol de Artur, do Bragantino, aos 15 minutos no 2º tempo. O gol abriria o placar do jogo.

No entanto, a empresa deixou claro que o VAR acertou, que Artur estava impedido no momento do lançamento de Sorriso. Ainda após a partida na segunda-feira, Maurício Barbieri reclamou dos lances, já que além do tento de Artur, outro gol do Bragantino foi anulado.

"A gente teve os gols anulados e até pediria pra vocês que vissem a imagem que foi divulgada da linha traçada e reparem na cor do gramado. Para mim essa linha está traçada de forma equivocada, errada. E é bem claro isso, mas não posso afirmar se estaria ou não (impedido). E que os responsáveis possam responder se Artur estava (impedido) ou não", disse em entrevista coletiva.

Publicidade

Carta da empresa

Veja na íntegra a carta divulgada pela empresa Hawk-Eye sobre o lance:

Publicidade

"Durante a partida BRAGANTINO x BOTAFOGO no dia 4 de julho, tivemos um incidente que afetou o uso correto da tecnologia de linha de impedimento virtual durante uma revisão de VAR.

O problema foi causado pela posição da câmera de transmissão usada para essa decisão específica de impedimento, o que significa que uma calibração suficiente não pôde ser alcançada neste exato momento.

Publicidade

Infelizmente, o processo operacional correto não foi seguido para mitigar o efeito desse problema, e garantiremos que os mesmos sejam revisados e aprimorados para evitar tais situações no futuro.

Gostaríamos de enfatizar que a tecnologia de linha de impedimento virtual estava totalmente funcional em ambos os lados deste incidente e podemos confirmar retrospectivamente que a decisão correta foi tomada pelo VAR no momento com o gol sendo anulado corretamente.

Pedimos desculpas à CBF, às duas equipes e aos torcedores pelo problema ocorrido e gostaríamos de reiterar nosso compromisso com a inovação e aprimoramento contínuos para continuar tornando o jogo mais justo e agradável para todos os envolvidos neste belo esporte."

Leia também

Áudio do VAR

Veja também o que árbitro do campo e árbitros na sala do VAR conversaram para a invalidação do gol de Artur:

"-Sobre até o ombro, sobe um pouco a base.

-Agora vamos ter o outro jogador; pode apagar a primeira (linha), é esse o jogador, o 94.

-Marca um pouco mais para a esquerda (no Artur), aí está bom. Agora, abre para ver se ele é o último. Ok. O jogador está impedido."

Reforços para o seu time: confira as principais movimentações no mercado da bola no Brasil

" gallery_id="62bb2fff4b49553267000676" url_iframe_gallery="esportes.r7.com/futebol/bragantino-x-botafogo-empresa-que-opera-o-var-confirma-erro-em-linha-07072022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.