Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Botafogo e Flu condenam o Fla, mas erram na pandemia. Assim fica feio

Fiscais aprovam CT rubro-negro mas flagram irregularidades nos dos rivais. Não invalida as críticas, mas que a saia justa foi constrangedora, ah, isso foi

Futebol|Eduardo Marini, do R7

Fiscais encontraram erros relacionados à pandemia no Botafogo de Montenegro
Fiscais encontraram erros relacionados à pandemia no Botafogo de Montenegro Fiscais encontraram erros relacionados à pandemia no Botafogo de Montenegro

A Vigilância Sanitária da prefeitura do Rio de Janeiro, numa decisão elogiável, vistoriou os centros de treinamento dos clubes que disputam o Campeonato Carioca nesta terça-feira (23).

As conclusões dos fiscais:

Flamengo – “Em conformidade com as regras”.

Botafogo, Fluminense, Vasco e os outros clubes – “Foram identificadas cabines de higienização, ausências de dispensadores de álcool em gel e de sabão líquido em lavatórios, de álcool em gel em áreas de acesso e circulação, lixeiras inoperantes e falta de lixeiras com tampas acionadas por pedal, ausência de funcionários de limpeza e de cartazes informativos sobre as Regras de Ouro para a prevenção da Covid-19".

Continua após a publicidade

Fluminense e, principalmente, Botafogo são os mais inflamados críticos da decisão de Flamengo e Vasco de voltar aos treinamentos e aos jogos do Carioca num momento em que a pandemia de coronavírus ainda evolui na Cidade Maravilhosa, no Estado do Rio e no país.

No auge da troca de farpas, o ex-presidente e atual integrante do comitê gestor do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro, lançou uma ironia macabra: “Tomara que (os jogadores rubro-negros) não tenham que treinar no (cemitério) São João Batista, Caju o Jardim da Saudade”.

Continua após a publicidade

Em outro momento, lembrando o trágico incêndio no Ninho do Urubu que custou a vida de dez meninos da base rubro-negra, disparou: “Não tivemos garotos incendiados”.

O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, reforçou o bombardeio. “É um desrespeito jogar no Maracanã com um hospital de campanha ao lado”.

Continua após a publicidade

A Vigilância Sanitária não revelou quais dos problemas relatados foram encontrados no CT de cada clube.

De qualquer forma, o fato mero de ter constatado qualquer das irregularidades no CT do Fluminense e, principalmente, do Botafogo (acharam mais do que uma?) abre espaço para um questionamento.

A pressa do Flamengo em voltar aos campos é polêmica e passível de crítica, quanto a isso não há resquício de dúvida.

Mas, após um reinício com 38 contaminados em todo o clube, entre eles três jogadores, o rubro-negro conta atualmente com um elenco cem por cento curado e, atesta agora a vigilância, em condições ideais de trabalho.

Irregularidades foram encontradas também no CT do Flu, de Bittencourt
Irregularidades foram encontradas também no CT do Flu, de Bittencourt Irregularidades foram encontradas também no CT do Flu, de Bittencourt

Quanto a Montenegro e Bittencourt, as irregularidades em seus territórios não inviabilizam as contestações à iniciativa do Flamengo de se adiantar no retorno.

Mas é indiscutível: ficou feio terem sido flagrados no pulo justamente no momento em que cobram responsabilidade do rival com tanta ênfase e acidez.

Mesmo porque os buracos de procedimento descritos nos CTs do alvinegro e do tricolor são primários, elementares, nada que envolva grandes ações e investimentos para serem tapados.

Ficou feio, Montenegro.

Ficou feio, Bittencourt.

A subsecretária de Vigilância Sanitária da prefeitura do Rio, Marcia Rolim, deu prazo para que os clubes resolvam as pendengas. E informou que sua equipe voltará nos próximos dias para conferir.

Vamos ver se as soluções serão constatadas no retorno para aliviar a saia justa e o constrangimento.

Ficou feio, senhores. Ficou feio.

Filho de Alex Zanardi emociona a todos com homenagem ao pai

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.