Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolívia apresenta denúncia penal contra a funcionária que revisou e autorizou voo da Chape

Celia Castedo Monasterio apontou problemas, mas a aeronave decolou mesmo assim

Futebol|Da Ansa

Velório coletivo deve reunir 100 mil pessoas na Arena Condá
Velório coletivo deve reunir 100 mil pessoas na Arena Condá Velório coletivo deve reunir 100 mil pessoas na Arena Condá

A Aasana (Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea da Bolívia) apresentou uma denúncia penal contra a funcionária que revisou e autorizou o plano de voo do avião da Lamia que caiu com a delegação da Chapecoense, deixando 71 mortos.

Celia Castedo Monasterio havia apontado problemas no documento apresentado pela tripulação, mas ainda assim a aeronave decolou do aeroporto internacional de Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra, rumo a Medellín, na Colômbia.

Uma das inconsistências no plano de voo dizia respeito à ausência de escalas. A tripulação da Lamia informou que faria o trajeto de aproximadamente 3.000 km sem paradas, embora a distância fosse igual à autonomia do avião. Segundo os investigadores colombianos, o jato caiu com os tanques de combustível vazios.

Volta olímpica do agradecimento: mãe de Danilo recebe o carinho de "seus novos filhos" na Arena Condá

Publicidade

Conheça as vítimas da tragédia da queda de voo da Chape

No entanto, o plano apresentado às autoridades da Colômbia era diferente e incluía uma escala para reabastecimento em Cobija, ainda na Bolívia, que não aconteceu. De acordo com a Aasana, foram detectados erros na documentação do voo da Lamia.

Publicidade

A denúncia contra Monasterio foi apresentada ao Ministério Público do Distrito de Santa Cruz e pede uma investigação por "não cumprimento de deveres" e "atentado contra a segurança dos transportes". Ambos podem levar a uma pena de um a quatro anos de prisão, segundo o jornal boliviano El Deber.

Após o acidente, o diretor da Aasana, Tito Gandarillas, foi exonerado do cargo. Já Monasterio está suspensa de suas funções por suspeita de negligência. O objetivo da denúncia é saber por que a funcionária, que tem mais de 20 anos de experiência, autorizou um plano de voo que ela própria havia questionado.

A Bolívia também investiga possíveis ligações entre a Lamia e a Conmebol, já que a empresa tinha amplo acesso a equipes sul-americanas, apesar de sua frota ter somente três aviões e da pouca experiência no mercado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.