Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Barcelona não quer envolver Messi na independência da Catalunha

Jogador é famoso por não se pronunciar, e clube catalão o tem incentivado

Futebol|Do R7, com agências internacionais

Lionel Messi não gosta de se pronunciar politicamente
Lionel Messi não gosta de se pronunciar politicamente Lionel Messi não gosta de se pronunciar politicamente

Nascido na Argentina, Lionel Messi mora em Barcelona desde os 13 anos. O coração catalão e a paixão pelo clube de nada impactam na ideologia política do jogador. Messi, conhecido por sua discrição, nunca se pronunciou sobre a independência da Catalúnia — e essa falta de posicionamento incomoda bastante os torcedores do Barça.

EsportesR7 no YouTube. Inscreva-se

Segundo Sebastián Fest, colunista do jornal argentino La Nación, há uma razão para que o craque fique "em cima do muro": "Messi se porta como quem ainda vive em Rosário. Ele não está preso à Catalunha, nem mesmo apresenta sotaque catalão. Parece, de fato, que quanto mais o tempo passa, mais argentino Messi fica", escreveu. 

Em uma Espanha inflamada e dividida pela complexa situação derivada da tensão independentista na Catalunha, poucas coisas seriam mais importantes para o governo regional que um Messi à favor da independência. Mas, com essa arma, não se pode contar. A única que vez que o jogador surpreendeu ao falar sobre a cidade foi em 2010, quando, ao celebrar o título da Liga Espanhola, lançou uma frase de impacto em catalão: "Viva o Barça, viva a Catalunha e a Argentina que me aguarde".

Publicidade

Leia também

E foi só: desde então, Messi sempre se portou de forma discreta quando o assunto em pauta é política, e os dirigentes do Barcelona incentivam a decisão do jogador. Todos, no clube, sabem que Lionel não gosta de se envolver em questões políticas complicadas. "Quem quiser ouvir o Messi se pronunciar sobre a independência da Catalunha pode esperar sentado. Nem o próprio Barça deixa o jogador se envolver nessa bagunça", contou Fest.

O contrato de Messi com o clube ainda não foi renovado para a próxima temporada e, por isso, o Barcelona quer poupar o jogador ao máximo. "Messi e sua continuidade na equipe são questões muito importantes para o Barcelona. Mais importantes, talvez, do que a independência da própria Catalunha. Lógico: o primeiro é perfeitamente possível; o último, altamente improvável."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.