Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Executivo de liga inglesa é punido por dizer que "lugar de mulher é na cozinha, e não no campo de futebol"

John Cummings, de 70 anos, foi suspenso do cargo e ainda recebeu multa de quase R$ 1 mil

|Do R7

Lucy May, que teria sido alvo de machismo
Lucy May, que teria sido alvo de machismo Lucy May, que teria sido alvo de machismo

Se você tem preconceito com mulheres atuando como juízas ou bandeirinhas, cuidado — você pode acabar em maus lençóis, como aconteceu com John Cummings, de 70 anos, vice-presidente da Football Association de Northumberland County, na Inglaterra.

Depois de dizer recentemente à árbitra Lucy May, 24 anos, que “lugar de mulher é na cozinha, e não em um campo de futebol”, Cummings recebeu agora a punição, e foi suspenso por quatro meses de seu cargo na FA, além de ter que pagar uma multa de mais de R$ 900.

A ofensa aconteceu durante um workshop do qual os dois participavam em março deste ano. Lucy perguntou ao vice-presidente sobre a possibilidade de apitar na North East Sunday League, e recebeu uma resposta atravessada.

— Você não vai dar conta. Não é nada pessoal contra você, mas, enquanto eu estiver vivo, nenhuma mulher nunca trabalhará na minha liga.

Publicidade

A árbitra denunciou o executivo, alegando que ele disse aquilo “sem qualquer traço de humor em sua voz, e pareceu estar falando completamente sério”.

Uma comissão reguladora independente da FA entendeu que Cummings é culpado por violar regras da associação com linguagem “insultuosa e abusiva”, agravada pela referência específica às mulheres.

Publicidade

Lucy relatou ainda ter ouvido outra frase ofensiva do vice-presidente anterior à conversa que tiveram juntos.

— Não acredito que você está usando um dos meus árbitros em um jogo feminino, não é nem futebol de verdade.

Publicidade

O executivo se defendeu das acusações.

— Quando eu falo o que penso, eu falo mesmo, e não me importo com o que os outros vão dizer.

Cummings ainda usou como exemplo a mulher de um amigo, a quem, segundo ele, já disse coisas da mesma natureza.

— Eu falei a ela que o lugar dela era em casa, e que ela deveria voltar para lá e preparar um chá para seu marido. Era uma piada, embora o lugar de uma mulher seja, de verdade, em casa. Minha esposa nunca sai, porque o lugar dela é no nosso lar. Estamos casados há 56 anos, e, neste período, ela me aguenta e me escuta dizer isso.

Além da suspensão e da multa, o executivo terá que participar de um programa educativo antes de poder reassumir seu cargo. Ele avisou à FA que vai recorrer da decisão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.