R7 - Esportes

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

2 de Agosto de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Esportes/Esportes Olímpicos/Notícias

Icone de Esportes Olímpicos Esportes Olímpicos

publicado em 26/07/2013 às 00h20:

Narrador de histórico Brasil x URSS no vôlei duvida de novo Maracanã lotado

“Ninguém nunca mais vai conseguir qualquer coisa parecida”, diz Luciano do Valle

André Avelar e Carolina Canossa, do R7


Publicidade

Um dos idealizadores do Grande Desafio de Vôlei, que nesta sexta-feira (26) celebra exatos 30 anos, o narrador Luciano do Valle duvida que até mesmo o futebol coloque hoje em dia mais de 95 mil pessoas em um estádio. Como se não bastasse o enorme público presente no Maracanã, Brasil e a então União Soviética fizeram uma partida memorável que chegou a ser interrompida pela chuva para que os próprios jogadores improvisassem carpetes na tentativa de evitar mais escorregões.

O narrador acredita que o sonho dele e de dirigentes do vôlei nacional reuniu uma série de fatores para que pudesse se tornar realidade. Segundo Luciano, foi também um marco para o esporte brasileiro e ajudou a impulsionar o esporte que vinha da medalha de prata no Mundial de 1982, contra os próprios soviéticos.

— Foi exatamente uma época em que era plausível fazer isso. Acho que ninguém nunca mais vai conseguir fazer qualquer coisa parecida porque era um momento em que tudo convergia para aquilo. Foi uma coisa mágica, um momento bárbaro. Foi tudo feito para que desse certo. Era uma época em que o vôlei era a coqueluche, subindo e o futebol estava em baixa. Então tinha uma razão para que aquilo acontecesse.

Leia mais:

Veja as fotos: Há 30 anos Brasil vencia URSS no vôlei masculino

Heróis perderam bigodes, cabelos e ganharam rugas

 Torcedor presente ao Maraca relata russos intimidados e dificuldades para voltar pra casa

Noite mágica e de odisseia do vôlei brasileiro com 90 mil no Maracanã completa 30 anos

Geração dos anos 80 fez história com saques e prata olímpica

Polônia quer repetir ousadia do Maracanã no ano que vem

Luciano narrou o jogo pela Record e lembra que apesar das garantias da direção que iriam transmitir a partida até o último momento, olhou inúmeras vezes para o céu pedindo para que parasse de chover para não estragar o espetáculo. Mas o espetáculo estava só começando. O narrador também custou a acreditar que os soviéticos, campeões olímpicos e mundiais, estavam de joelhos ao chão tentando enxugar a quadra.

— Aquele jogo quebrou barreiras. Ninguém imaginava que o Maracanã poderia ser palco de um jogo de vôlei para tanta gente. Um recorde absoluto. A gente torcia para que o esporte evoluísse ali e hoje se vê que evoluiu e o quanto evoluiu. Foi uma coisa maravilhosa. Foi uma etapa muito emocionante da minha vida e que ficou para história.

Dentro da quadra, Montanaro também vazia o que podia para tentar parar em pé. Alguns jogadores tiraram os tênis e ficaram só de meias para terem mais estabilidade no carpete para lá de improvisado. Mesmo em tempo de novas arenas construídas para a Copa do Mundo, o hoje dirigente do Sesi-SP concorda com o narrador e acha difícil algum esporte chegar perto deste feito. Além de todos os outros fatores, depois de inúmeras reformas, o Maracanã hoje tem capacidade para 73.531 espectadores.

— Era a vontade de todos, principalmente, dos soviéticos que o jogo acontecesse. Não sei se hoje teria o mesmo apelo daquela época porque era tudo novidade. Foi uma coisa muito nova e foi marcante. Não sei se o público hoje teria o mesmo apelo. Acho difícil.

Os poloneses estudam a possibilidade de mandar jogos da Liga Mundial no Estádio Nacional de Varsóvia, construído para a última edição da Eurocopa e com capacidade para pouco mais de 58 mil torcedores.

As notícias que você tem que ler estão aqui

Confira aqui as respostas do quiz

 

 
 
Veja Relacionados:  esportes, esportes olímpicos, vôlei, 30 anos Brasil x URSS,
esportes  esportes olímpicos  vôlei  30 anos Brasil x URSS 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping