R7 - Esportes

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

1 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Esportes/Esportes Olímpicos/Notícias

Icone de Esportes Olímpicos Esportes Olímpicos

publicado em 12/02/2013 às 10h04:

Em decisão surpreendente, luta é retirada do programa olímpico a partir de 2020

Novo esporte das Olimpíadas deve ser definido em setembro, na Argentina

Estadão Conteúdo, com informações do R7

Publicidade

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira (12) a retirada da luta do programa da Olimpíada de 2020. A decisão é considerada surpreendente, principalmente porque a luta era um dos esportes mais antigos dos Jogos Olímpicos.

Até então, a expectativa era que o Conselho Executivo da entidade removesse da disputa o pentatlo moderno, modalidade na qual a brasileira Yane Marques conquistou a medalha de bronze em Londdres 2012. O comitê, porém, mudou de ideia após analisar os 26 esportes do atual programa olímpico.

Com isso, abre-se uma nova vaga, que pode ser pleiteada pela própria luta. Os outros candidatos são caratê, squash, patinação artística, escalada, wakeboard e wushu, além de uma candidatura conjunta de beisebol e softbol

O COI vai se reunir em maio, em São Petersburgo, na Rússia, para decidir em favor de qual esporte vai propor a inclusão para 2020. A votação final será feita na Assembleia Geral do COI, em setembro, em Buenos Aires, na Argentina. 

A luta, disputada nos estilos livre e greco-romano, fez parte da lista de eventos da primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, em Atenas, em 1896. No ano passado, na Olimpíada de Londres, a modalidade contou com a participação de 344 atletas, que disputaram medalhas em 11 eventos do estilo livre e sete do greco-romano.

O Brasil tem pouca relevância na luta olímpica, jamais tendo conquistado uma medalha. Os países mais fortes da disputa são Rússia, Estados Unidos, Suécia, Japão e Turquia.

Os últimos esportes removidos da Olimpíada foram beisebol e softbol, em votação realizada pelo COI em 2005. Eles estão fora desde o Jogos de Pequim, em 2008. Golfe e rúgbi entrarão no programa dos Jogos de 2016, no Rio. A comissão do COI analisou mais de três dezenas de critérios, incluindo audiências de TV, venda de ingressos, políticas antidoping, participação global e popularidade.

As notícias que você tem que ler estão aqui

Clique aqui para ver as respostas do quiz

 
 
Veja Relacionados:  luta olímpica, fora, Olimpíadas, Jogos, surpreende, COI, Brasil, Londres, 2012, 2020, Rio, 2016
luta olímpica  fora  Olimpíadas  Jogos  surpreende  COI  Brasil  Londres  2012  2020  Rio  2016 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping