R7 - Esportes

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

20 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Esportes/Esportes Olímpicos/Notícias

Icone de Esportes Olímpicos Esportes Olímpicos

publicado em 08/01/2013 às 16h04:

Após erro, Hall da Fama confirma Amaury Pasos

Estadão ConteúdoEstadão Conteúdo

Publicidade
Quem olhava a lista de indicados pelo Hall da Fama do Naismith Memorial Basketball achava estranha a presença de "Thiago Pasos". Bastava uma pesquisa no arquivo da Fiba (Federação Internacional de Basquete) para observar que nunca existiu um jogador de alto nível com esse nome.

Na tarde desta terça-feira, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) corrigiu o erro dos norte-americanos: o indicado é Amaury Pasos, ex-jogador do Corinthians e da seleção brasileira, um dos líderes da equipe que levou o Brasil ao bicampeonato mundial, em 1959 e 1963.

Amaury, de 77 anos, que tem um neto chamado Thiago Pasos, chegou à seleção brasileira em 1954 e logo se tornou a estrela da equipe, levando o time ao vice-campeonato mundial no Maracanãzinho. Primeiro pivô, depois ala e por fim armador, conquistou também medalhas bronze nos Jogos de Roma (1960) e de Tóquio (1964).

O jogador, filho de argentinos, começou a carreira no Tietê. Depois, foi a estrela do Sírio antes de se transferir para o Corinthians, onde fez história num time que tinha ele, Wlamir Marques, Bira e Rosa Branca, entre outros.

Amaury também foi treinador por um ano, em 1982, quando foi campeão brasileiro com o Monte Líbano. Durante a carreira como jogador, foi por muitos anos treinado por Kanela, treinador já falecido, que também consta entre os indicados para o Hall da Fama de Springfield.

Além dos dois, o ex-ala Oscar Schmidt também foi indicado para o Hall da Fama norte-americano, do qual já fazem parte Bira e Hortência. Os cinco estão no Hall da Fama da Fiba, que fica em Madri, na Espanha.

 
Veja Relacionados: 
 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping