Final do mundial de 2016 foi assistido por mais de 43 milhões de pessoas ao redor do mundo
Reprodução/Riot GamesO crescimento da popularidade dos e-sports é algo notável e muito difícil de ser ignorado. A Riot Games, empresa que desenvolveu o jogo League of Legends, vendeu os direitos de transmissão dos campeonatos para a BAMTech, uma mídia digital criada pela Major League Baseball e que, recentemente, foi comprada pela Disney por US$ 1 bilhão (R$ 3.373 bilhões), de acordo com The Wall Street Journal.
A Riot e a BAMTech chegaram a um acordo até 2023 e a desenvolvedora do LoL ganhará, no mínimo, uma quantia de US$ 300 milhões (R$ 1.1 bilhão).
Os torneios de League of Legends eram transmitidos pelo Twitch e pelo YouTube, além de licensas privadas de torneios, como a ESL. A partir de 2017, todas as transmissões ficarão a cargo da BAMTech e ela distribuirá para terceiros.
Essa aquisição também pode significar um aplicativo de transmissão para celulares e tablets, assim como as grandes ligas americanas (MLB, NBA, NHL e NFL) têm.
O mundo do e-sport vem crescendo muito nos últimos 20 anose 2016 significou um crescimento ainda maior. Para vocês terem uma noção, a final do mundial de League of Legends foi assistida por 43 milhões de pessoas ao redor do mundo. Com isso, as equipes de esportes tradicionais têm começado a olhar com certo carinho para o e-sport. Aqui no Brasil, um ótimo exemplo é a Remo Brave, primeira equipe de futebol que irá participar do Circuito Brasileiro de League of Legends; na França, o PSG fundou uma equipe de LoL e outra de FIFA; a equipe da NBA Philadelphia 76ers adquiriu mais de 50% da Team Dignitas.
Com esse crescimento todo, a Turner, uma das principais redes de televisão americana, criou a ELeague, que conta com competições de CS:Go e Overwatch.
Mesmo com toda a popularidade do jogo, League of Legends não dá um retorno financeiro tão grande assim. Em setembro, o co-fundador da Riot, Brandon Beck disse à Polygon que, mesmo com todo o investimento feito no jogo, ainda não é possível dizer que exista um lucro grande.
Ao ter mais controle das transmissões de LoL a partir do ano que vem junto com a BAMTech, a Riot espera ganhar mais dinheiro com patrocínios e publicidade. De acordo com o THe Wall Street Journal, caso o lucro passe da casa de US$ 300 milhões, o dinheiro será repartido entre as companhias.