Chefe da linha Playstation se aposenta depois de 27 anos

Isso que é tempo de carreira. Ele já tem substituto

House comandou a conferência de revelação do Playstation 4
House comandou a conferência de revelação do Playstation 4 Reprodução/The Verge

Andrew House, 52, era CEO da Sony Interactive Entertainment (ou seja, a divisão de games da empresa) e finalmente vai sair, depois de 27 anos trabalhando para a gigante japonesa.

House estava há 6 anos como CEO, mas a carreira dele no mundo dos games precede esse cargo. Ele estava envolvido no marketing do primeiro Playstation, em 1994, e assumiu o posto mais alto na divisão de games pouco antes de Kaz Hirai se tornar presidente da Sony.

Apesar da curta carreira como CEO, foi em seu comando que a empresa lançou produtos como o Playstation Vue, Playstation 4 e o Playstation VR.

"O Playstation é uma grande parte da minha vida, e tem sido assim há mais de 20 anos", disse House. "Agora é hora de buscar novos desafios. "

Quem assume é o...?

Quem assume o comando da divisão agora é John Kodera, que trabalha na Sony desde 1992. Apesar de ser um cara muito admirado pelos outros executivos, ele mostra um perfil bem diferente de alguns executivos do alto escalão da companhia.

Kodera não acredita, por exemplo, no mercado portátil de games: "O potencial dos jogos portáteis é limitado na era dos smartphones", disse ele.

Kodera foi a mente por trás de serviços como o Playstation Now
Kodera foi a mente por trás de serviços como o Playstation Now Reprodução/Twitter

Quando perguntado sobre o Switch, na Tokyo Game Show, a resposta dele é condizente: "O aparelho da Nintendo é um híbrido, o que cria uma nova estratégia. Nós não tínhamos visto isso como uma oportunidade de mercado. "

Será que essa nova direção vai criar algo parecido com o Switch no futuro? Difícil saber. O que importa agora é que Andrew House saiu, e com ele, muitas memórias dos últimos anos da marca.