Os gols nas semifinais e finais acabaram evitando que a Copa do Mundo da África do Sul tivesse a pior média de gols da história da competição: com 145 gols em 64 partidas, a média de 2,26 gols é a segunda pior, à frente apenas da Copa de 1990, na Itália, que teve 2,21 gols por jogo.
O começo do Mundial de 2010 foi preocupante, já que na primeira rodada, com 16 jogos, saíram apenas 25 gols. O desempenho dos atacantes, no entanto, melhorou no decorrer da competição. Só nos últimos quatro jogos, por exemplo, foram 12 gols, média de três gols por partida.
Argélia e Honduras foram os grandes vilões dos torcedores que gostam de um futebol ofensivo. Os dois países encerraram a primeira fase sem marcar um gol sequer em três apresentações. França, Coreia do Norte e Suíça também foram mal ofensivamente, com apenas um gol marcado.
O melhor ataque foi da Alemanha, com 16 gols, seguida pela Holanda, com 12, Uruguai, com 11, e Argentina, com 10. A pior defesa ficou com a Coreia do Norte, com 12 gols sofridos - a equipe também levou a pior goleada da Copa, 7 a 0 para Portugal.