Um dia antes da participação na segunda rodada da Copa do Mundo, Alemanha e Sérvia não puderam realizar o trabalho de reconhecimento de gramado do estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth. As chuvas castigaram bastante a região nos últimos dias.
Por isso a Alemanha atrasou sua chegada a Porto Elizabeth, pois a comissão técnica preferiu apostar na qualidade dos trabalhos na concentração em Pretoria.
Já a Sérvia desembarcou no local da partida com uma antecedência maior. Contudo, apelou às atividades em outro campo da região.
As seleções vivem situação distinta no grupo D da Copa do Mundo. Na estreia, a Alemanha bateu a Austrália. Já a Sérvia acabou derrotada por Gana, resultado que complicou a classificação para as oitavas de final.