Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Suíça enfrenta Suécia para chegar às quartas da Copa após 64 anos

País, que não avança às quartas de um Mundial desde 1954, quando sediou o torneio, luta para continuar como uma das boas surpresas da Copa

Copa 2018|Cesar Sacheto, do R7

O meia Xhaka é um dos bons nomes da seleção suíça na Copa da Rússia
O meia Xhaka é um dos bons nomes da seleção suíça na Copa da Rússia O meia Xhaka é um dos bons nomes da seleção suíça na Copa da Rússia

A Suíça espera manter o bom rendimento da fase de grupos da Copa para surpreender a Suécia nesta terça-feira (3), às 11 horas (horário de Brasília), em São Petersburgo, pelas oitavas de final da competição. A vitória representaria uma façanha que o país não consegue há 64 anos, quando chegou à mesma etapa do Mundial que sediou.

Veja a tabela completa da Copa do Mundo 2018

Na Copa da Rússia, o time arrancou um empate na estreia com a seleção brasileira (1 a 1), venceu a Sérvia, considerada mais forte na chave, e garantiu a vaga nas oitavas com um 2 a 2 diante da Costa Rica na rodada final.

No jogo contra os sérvios, a Suíça virou o placar e mostrou que o futebol do país está em evolução. A equipe está em grande fase e se credenciou para disputar a Copa de 2018 com uma ótima campanha nas Eliminatórias Europeias.

Publicidade

No entanto, o duelo com a Sérvia gerou uma polêmica que ultrapassou o limite esportivo. Os meias Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri, ambos de origem kosovar, comemoraram os gols com fazendo um gesto com as mãos que lembrava um pássaro, representando a águia negra presente na bandeira da Albânia. A Fifa não puniu os jogadores esportivamente, mas aplicou multas pela atitude de ambos.

Xhaka, de temperamento forte, também teria sido provocado pelo sueco Mikael Lustig. O lateral-direito teria dito que tentaria irritar o suíço durante a partida para provocar a sua expulsão. Mas o jogador demonstrou tranquilidade ao projetar o duelo com os suecos durante entrevista coletiva, nesta segunda-feira, no estádio de São Petersburgo.

Publicidade

Curta a página R7 Esportes no Facebook

"Não tenho problema sobre isso, estou acostumado com provocações pré-jogo. Aprendi alguma coisa na minha vida, na minha carreira. Não vou ser pressionado, provocado até ser expulso. Tem um motivo para eu ser capitão", declarou o jogador, que usará a braçadeira no lugar do lateral Lichtsteiner (suspenso).

Publicidade

Histórico suíço em Copas

A Suíça disputa a Copa do Mundo pela 11ª vez em sua história. O país sediou o torneio de 1954 e chegou até às quartas de final, fase em que foi eliminado pela Áustria (derrota por 7 a 5). Os suíços também caíram na mesma etapa da competição em 194 e 1938. Em outras três Copas (1994, 2006 e 2014), a Suíça foi eliminada nas oitavas de final.

Ficha técnica:

3/7 – Estádio de São Petersburgo (São Petersburgo)

SUÉCIA x SUÍÇA

SUÉCIA: Olsen; Lustig, Granqvist, Lindelof e Augustinsson; Ekdal, Svensson, Claesson e Forsbrg; Berg e Toivonen. Técnico: Jannes Andersson.

SUÍÇA: Yann Sommer; Lang, Djourou, Akanji e Rodríguez; Behrami, Xhaka e Dzemaili, Shaqiri, Gavranovic e Embolo. Técnico: Vladimir Petkovic.

Copa 2018: veja as fotos mais bonitas de Sérvia x Suíça

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.