Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Suárez marca, Uruguai vence a Arábia e se classifica para as oitavas

Maior artilheiro uruguaio na história, Suárez chegou ao 100º jogo e 52º gol com a camisa celeste na vitória por 1 a 0, nesta quarta (20), na Arena Rostov

Copa 2018|Cesar Sacheto, do R7

Suárez tenta passar pela marcação do saudita Ali Al-Bulaihi
Suárez tenta passar pela marcação do saudita Ali Al-Bulaihi Suárez tenta passar pela marcação do saudita Ali Al-Bulaihi

O Uruguai garantiu uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo com a vitória por 1 a 0 sobre a Arábia Saudita, nesta quarta-feira (20), na Arena Rostov, pela segunda rodada do Grupo A da competição. De quebra, os sul-americanos também colocaram os donos da casa na próxima etapa do Mundial.

Confira o minuto a minuto de Uruguai x Arábia Saudita no R7

Com seis pontos, Uruguai e Rússia estão matematicamente classificados. Resta apenas a definição de quem ficará em primeiro no grupo. Egípcios e sauditas irão apenas cumprir tabela na próxima rodada.

Recordes de Suárez

Publicidade

Luiz Suárez fez a 100ª partida pela seleção de seu país nesta quarta-feira (20), na Arena Rostov. O centroavante também maior artilheiro do Uruguai em todos os tempos (52 gols),

O astro do Barcelona quebrou outro recorde histórico pela celeste olímpica no duelo contra os sauditas. Suárez se tornou o primeiro uruguaio a fazer gols em três Copas do Mundo (2010, 2014 e 2018).

Publicidade

O jogo

Suárez estava animado por atingir a marca histórica de 100 jogos com a camisa celeste e deu o primeiro chute para o gol aos 2 minutos. O camisa 9 dominou com a perna direita e bateu de canhota, mas a bola desviou na zaga.

Publicidade

Apesar da pressão inicial do Uruguai, a seleção saudita equilibrou o jogo e passou a tocar a bola com facilidade.

Aos 13 minutos, foi a vez do atacante Cavani, companheiro de Neymar no PSG, tentar a primeira finalização no jogo. Ele recebeu um bom cruzamento de Cáceres pela esquerda e bateu com a perna esquerda, mas isolou a bola.

Um minuto depois, o lateral-direito Varela se esforçou e evitou a saída de bola pela linha de fundo. Suárez, quase sem ângulo, disparou para gol, mas a bola pegou no zagueiro e saiu pela linha de fundo. Porém, a arbitragem não viu o desvio e assinalou apenas tiro de meta para os sauditas.

Veja a tabela completa da Copa do Mundo 2018

Os uruguaios passaram a aumentar a pressão sobre a equipe árabe depois dos 15 minutos. Já os adversários passaram a tentar explorar os contra-ataques. Como aos 20 minutos, quando o atacante Fahad recebeu na área, mas chutou mal demais.

Mas era o dia dele: Luis Suárez. O camisa 9 aproveitou a falha do goleiro Alowais na saída depois de um escanteio pela esquerda e apenas escorou para as redes. Foi o sexto gol do artilheiro uruguaio em Copas do Mundo.

No minuto seguinte, Cavani teve outra chance, mas chutou prensado e a bola foi desviada pela defesa saudita. O Uruguai dominava completamente a partida.

Porém, aos 28 minutos, foi a vez do zagueiro uruguaio Godín errar o tempo da bola e dar a chance para Hatan fazer o gol, mas o atacante da Arábia Saudita bateu alto demais e perdeu aquele que seria o empate.

Aos 44 minutos, Taiseer caiu no gramado e sentiu dores na coxa. O meio-campista foi substituído por Hussain.

Segundo tempo

O panorama da partida não se alterou na volta do intervalo. O Uruguai quase ampliou o marcador, aos 6 minutos, em uma falta cobrada por Suárez. A bola desviou na barreira e o goleiro teve que espalmar para o lado da área.

Cavani perdeu outra oportunidade para chegar ao segundo gol e ainda fez um lindo e preciso cruzamento para Carlos Sánchez, que escorou muito mal de cabeça.

Os uruguaios continuaram dominando a partida, enquanto os sauditas tentavam algumas pontadas isoladas na busca pelo empate.

Aos 34, o meio-campista Torreira soltou uma bomba de fora da área, Cavani colocou a cabeça na bola para desviar e enganar o goleiro, que ficou sem ação. Mas a bola saiu pela linha de fundo.

Nos últimos minutos, os uruguaios passaram a tocar mais a bola e administrar o resultado. Os sauditas cercavam o adversário, mas não conseguiam encaixar uma bola para mudar a história da partida e se manter vivo na Copa.

Próximo jogo

Na rodada de encerramento da primeira fase, o Uruguai enfrentará a Rússia pela liderança do Grupo A, na próxima segunda-feira, às 11 horas (horário de Brasília), em Samara. No mesmo dia e horário, Arábia Saudita e Egito farão o jogo dos eliminados da chave, em Volvogrado.

Ficha técnica

20/6 – Arena Rostov (Rostov)

URUGUAI 1 x 0 ARÁBIA SAUDITA

Árbitro: Clement Turpin (França); Público: 42.678; Gol: Luis Suárez, aos 23 minutos do 1º tempo.

URUGUAI: Fernando Muslera; Varela, Gimenez, Godín e Martín Cáceres; Vecino (Torreira, aos 14 do 2º), Bentancur, Carlos Sánchez (Nández, aos 37 do 2º) e Cristian Rodríguez (Laxalt, aos 14 do 2º); Luis Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

ARÁBIA SAUDITA: Alowais, Alburayk, Osama, Ali e Yasser; Otayf, Salman, Taiseer (Hussain, aos 44 do 1º), Hatan (Kanno, aos 30 do 2º) e Salem; Fahad (Alsalahlawi, aos 33 do 2º). Técnico: Juan Antonio Pizzi.

Copa 2018: veja as fotos mais legais de Uruguai e Arábia Saudita

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.