Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba quem fica e quem sai na seleção para a Copa de 2022

Tite ou um futuro treinador deverá reestruturar o grupo, principalmente em função da idade dos jogadores e do surgimento de novos valores

Copa 2018|Eugenio Goussinsky, do R7

Neymar é nome certo nas próximas convocações
Neymar é nome certo nas próximas convocações Neymar é nome certo nas próximas convocações

A possível permanência de Tite no comando da seleção brasileira coloca o treinador diante do desafio da renovação. Ele assumiu o comando da equipe em meados de 2016, com o trabalho já em andamento e em meio às Eliminatórias.

Brasil perde da Bélgica por 2 a 1 e está eliminado da Copa 2018

Desta vez, se ele permanecer, o treinador terá a vantagem de iniciar todo o planejamento visando à Copa de 2022, no Catar. Bem como ele gosta.

O próprio treinador, porém, deverá reestruturar o grupo, principalmente em função da idade dos jogadores e do surgimento de novos valores no futebol brasileiro. Caso seja outro o técnico, a tendência é ele aproveitar a base formada por Tite.

Publicidade

Nas poucas vezes em que foi exigido, o goleiro Alisson, de 25 anos, não transmitiu a mesma segurança de outros goleiros brasileiros em Copas do Mundo.

Mesmo tendo prestígio na Europa e mostrado muita agilidade na temporada, ele tende a ser substituído por Ederson, de 24 anos.

Publicidade

O desempenho de Fágner, 28 anos, do Corinthians, foi satisfatório, por ter sido esta a sua primeira Copa. Danilo, de 27 anos, teve pouca oportunidade de evoluir na competição.

A lateral-direita, com Daniel Alves já veterano, com 35 anos, pode continuar com o corintiano, já que a tendência é ele estar mais experiente e seguro no próximo Mundial. Mas jovens como Émerson, de 19 anos, do Atlético-MG, podem ser testados.

Publicidade

Na zaga, dificilmente Thiago Silva e Miranda serão titulares. Apesar da boa Copa, Thiago Silva está com 33 anos e a ascensão do Jemerson, do Monaco, o credencia a ser um dos zagueiros da seleção nos próximos anos. Marquinhos, de 24 anos, também deverá ser mantido. Geromel, de 32 anos, pode continuar sendo opção.

Marcelo e Filipe Luís estão com mais de 30 anos. Este jogo contra a Bélgica, certamente, foi o que Marcelo mais se desgastou fisicamente em sua carreira.

No segundo tempo, ele se desdobrou para tentar alcançar em um pique do veloz Hazard, mostrando que, apesar de o nível do futebol europeu ser alto, o ritmo de Copa do Mundo exige ainda mais preparo.

A maior possibilidade é que pelo menos um lateral-esquerdo mais jovem chegue para disputar a posição. O favorito é Jorge, do Monaco. Alex Sandro, da Juventus, de 27 anos, também é uma boa opção.

O volante Casemiro deverá prosseguir no grupo, pelo seu desempenho e por ainda ter 28 anos. Já Fernandinho, aos 33, tem grandes chances de dar lugar a jogadores promissores, como Arthur e Victor Bobsin, volantes do Grêmio. Fred, agora no Manchester United, é outro candidato a se manter na seleção.

Entre os meias, Philippe Coutinho, de 25 anos, é o único praticamente garantido nas próximas convocações. Paulinho, de 29 anos, Renato Augusto, de 30, e Willian, de 29 anos, tendem a perder espaço.

Nomes como o jovem meia Luan, de 19 anos, do São Paulo, e o Luan mais conhecido, do Grêmio, ficam mais próximos de futuras convocações. Outro jogador habilidoso é o meia-esquerda Lincoln, do Grêmio.

O ataque também pode surgir com nomes promissores. Logicamente Neymar, de 26 anos, continuará sendo a referência.

Douglas Costa, de 27 anos, Firmino, de 26 anos, e Gabriel Jesus, de 21 anos, também deverão permanecer.

Mas revelações como Rodrygo e Vinícius Júnior, hoje no Real Madrid, e o hábil Paulinho, ex-Vasco e atualmente no Bayer Leverkusen, têm tudo para fazer parte do novo grupo.

Todos têm atualmente 17 anos. Paulinho e Vinícius Júnior completarão 18 em julho. E Rodrygo, em janeiro próximo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.