Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasileiras vencem Coreia do Sul e disputarão final inédita do Mundial de Judô

|

A seleção brasileira feminina derrotou neste domingo a Coreia do Sul por 3-2 nas semifinais da competição por equipes, no Mundial de Judô do Rio de Janeiro, e vai encarar o Japão numa final inédita para o país.

Érika Miranda e Mariana Silva perderam seus confrontos, mas Rafaela Silva, Maria Portela e Mayra Aguiar garantiram ao Brasil pelo menos a medalha de prata.

As brasileiras, que conquistaram um bronze na modalidade no ano passado, em Salvador, encaram agora na decisão o Japão, que mandou a seleção holandesa para a disputa da repescagem.

Érika Miranda, medalhista de prata na categoria até 52 kg, foi a primeira judoca a entrar no tatame na semifinal, mas foi surpreendida pela coreana Da Sol Park, que aplicou um yuko no último segundo da luta, quando a brasileira ganhava pela vantagem de um shido (punição).

Publicidade

Na segunda luta, Rafaela Silva, que se tornou a primeira campeã mundial da história do judô feminino brasileiro na última quarta-feira, empatou o confronto ao derrotar Jan-Di Kim com um Wazari a dois minutos do fim do combate.

Em seguida, Mariana Silva foi escalada, mas não deu conta de Da-Woon Joung, que venceu por wazari, colocando a Coreia do Sul a uma vitória da final.

Publicidade

Maria Portela, a "Pequena gigante", como ela mesmo se intitula, não permitiu a eliminação precoce do Brasil, levando o duelo com Seonkyeong Kim ao 'Golden Score' (prorrogação), no qual venceu por shido.

Coube à Mayra Aguiar definir a classificação brasileira à final.

Publicidade

A medalhista de bronze na categoria até 78 kg precisou esperar dez minutos para a energia do Maracanãzinho ser restaurada após uma queda parcial.

Com a luz restabelecida, Mayra fez uma luta dura com Jung Eun Lee, mas segurou a vantagem de um shido e carimbou o passaporte brasileira à final inédita da competição por equipes, levando o público presente ao delírio.

Na luta pela medalha de ouro, as meninas do Brasil terão pela frente a equipe japonesa, que eliminou Rússia, Cazaquistão e Holanda no caminho até a final.

Na estreia da competição, o Brasil não tomou conhecimento da seleção alemã, vencendo o confronto por 4-1. Na segunda fase, as brasileiras derrotaram as francesas por 3-2.

am/dm

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.