- Blog do Silvio Lancellotti - http://esportes.r7.com/blogs/silvio-lancellotti -

Mundial de Clubes: e o Grêmio vai à decisão…

Postado por slancellotti em 12/12/2017 às 17:41 em Sem categoria | 8 Comments

2924528 big lnd Mundial de Clubes: e o Grêmio vai à decisão...

Desde que a FIFA legalizou o Mundial de Clubes, no ano 2000, sem contar a edição de agora os times brasileiros participaram de sete das treze competições realizadas. E, em quatro, levantaram o troféu. Exatamente na primeira, 2000, em São Paulo e no Rio, o Corinthians. Daí, 2005, no Japão, o São Paulo. Também no Japão, 2006 e 2010, respectivamente, o Internacional e o Corinthians.

Outros dois brasileiros disputaram a decisão e perderam. O Vasco da Gama, em 2000. E o Santos, suplantado pelo Barcelona, 0 X 4, no Japão, em 2011, Em duas ocasiões, no entanto, os compatriotas deram vexame. Lastimavelmente, e estratosfericamente.

1972762 full lnd Mundial de Clubes: e o Grêmio vai à decisão...

Em 2010, na edição abiscoitada pela Internazionale de Milão, nos Emirados Árabes Unidos, numa das semis o Internacional de Porto Alegre desabou, 0 X 2, diante do inacreditável Mazembe, da República Democrática do Congo. Na pugna pelo título, a Inter italiana ignoraria os audazes africanos, vitória tranquilíssima, 3 X 0.

Em 2013, na edição arrebatada pelo Bayern de Munique, no Marrocos, numa das semis o Atlético Mineiro tombou diante dos locais do Raja Casablanca, 1 X 3. Na partida pela taça, o Bayern despacharia o Raja também sossegadamente, por 2 X 0.

2924524 small lnd Mundial de Clubes: e o Grêmio vai à decisão...

Uma peculiaridade marcou, nesta terça, 12 de Dezembro, uma das semis do Mundial organizado, novamente, pelos Emirados. No banco do Grêmio de Porto Alegre, como o seu treinador, diante do Pachuca do México, fulgurava o mesmo Renato Portaluppi, o Renato Gaúcho, que tinha liderado o Grêmio como jogador, em 83, no triunfo sobre o Hamburgo, 2 X 1 na prorrogação, no Japão, pela então Copa Europa-América do Sul ou, mais familiarmente, Copa Intercontinental.

Semanas atrás, Renato havia enriquecido o seu currículo ao se tornar, ineditamente, o único dos brasileiros a ter os galardões da Libertadores como atleta e como treinador. Conseguiria ele repetir a dose planetariamente? Antes de brigar pelo topo do pódio, claro, necessitaria passar pelo Pachuca. E pelo incrível arqueiro Óscar Pérez, de 44 de idade e 1m72 de altura, apelidado de “El Conejo”, ou “O Coelho”, por compensar a estatura pequena com uma impressionante agilidade.

2882661 full lnd Mundial de Clubes: e o Grêmio vai à decisão...

Sofreram bastante os 2.500 torcedores que escoltaram o Grêmio aos Emirados. No tempo normal, o lance mais perigoso aconteceu quase nos acréscimos, e foi de Erick Sánchez, do Pachuca, uma testada que saiu a centímetros do poste direito de Marcelo Grohe. Consequência: os 30’ de drama na prorrogação. Então, Renato Gaúcho anotou o gol da vitória logo aos 3’. Como seria em 2017?

Um pouquinho mais tarde, aos 5’. O esperto Everton, que havia substituído Michel aos 72’ do tempo regulamentar, pela esquerda invadiu a área do Pachuca, cortou um par de rivais e bateu de direita, cruzado, no ângulo contrário, longíssimo do alcance de Pérez. Bastou. Resta ao Grêmio apenas aguardar o seu adversário na decisão. Sairá do cotejo Real Madrid X Al Jaziira, nesta quarta.

Gostou? Clique em “Compartilhar”, em “Tuitar”, ou deixe a sua importante opinião em “Comentários”. Muito obrigado. E um grande abraço!

http://r7.com/N6Uo

  [1]
  [2]


Artigo impresso de Blog do Silvio Lancellotti: http://esportes.r7.com/blogs/silvio-lancellotti

Endereço do artigo: http://esportes.r7.com/blogs/silvio-lancellotti/2017/12/12/mundial-de-clubes-e-o-gremio-vai-a-decisao/

Endereços neste artigo:

[1]  : http://esportes.r7.com/blogs/silvio-lancellotti http://esportes.r7.com/blogs/silvio-lancellotti/2017/12/12/mundial-de-clubes-e-o-gremio-vai-a-decisao//emailpopup

[2]  : http://esportes.r7.com/blogs/silvio-lancellotti http://esportes.r7.com/blogs/silvio-lancellotti/2017/12/12/mundial-de-clubes-e-o-gremio-vai-a-decisao//print

© 2011 Silvio Lancellotti. Todos direitos reservados.