É inacreditável que atletas de alta performance, em busca de vagas nos Jogos de Londres, tenham se arriscado ao tropeço da estupidez do doping. A Confederação Brasileira de Desportos aquáticos acaba de explicitar os motivos e o tamanho das punições de três atletas flagrados em competições recentes.

No caso mais pesado, Glauber Silva, que havia se garantido na prova dos 100m borboleta, foi pego com um excesso de testosterona. Pediu o exame da contraprova, o seu advogado tentou vender a ideia de que o seu próprio organismo dispõe da capacidade de multiplicar o volume do hormônio. Mas, foi provado no tal exame B que a sua testosterona era exógena, ou ingerida.

Além de não ir a Londres, Glauber amargará uma suspensão de dois anos. Os outros atletas receberam punições menores. Pelo uso de Lasix, um diurético que contém furosemida, capaz de mascarar a presença de diversos estimulantes, Pamela Alencar mereceu seis meses – o painel anti-doping considerou que a garota não tomou o diurético com más intenções mas a apenou por negligência.

A mesma expressão, negligência serviu para justificar a suspensão da já veterana Flávia Delaroli, três meses por se auto-medicar com Rinofluimucil, um descongestionante nasal indicado nas crises de sinusite. Flávia utiliza o descongestionante constantemente. Mas, segundo o painel anti-doping deveria se abster do seu uso nos arredores e durante as competições.

Pamela e Flávia também receberam punições menores porque não conquistaram vagas aos Jovens de Londres e abdicaram do exame B.

Um outro esportista de ponta, infelizmente, permenece longe do sonho de um pódio nos Jogos. Trata-se de Jadel Gregório, 31 anos, três pratas em mundiais, um ouro no Pan do Rio/2007, recordista sul-americano do Salto Triplo.

Em 20/5/2007, em Belém do Pará, com 17m90, Jadel havia superado em um centímetro a marca de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que já perdurava, incólume, desde o Pan da Cidade do México/1975.

Neste domingo , no Teoféu Brasil, em São Paulo, registrou 16m99, distância que, imaginava, seria suficiente para lhe garantir a viagem. Estava mal informado: o índice era de 17m20. Poderia ter ultrapassado tal limite se conhecesse os regulamentos.

Veja mais:

+ R7 BANDA LARGA: provedor grátis!

+ Curta o R7 no Facebook

+ Siga o R7 no Twitter

+ Veja os destaques do dia

+ Todos os blogs do R7

http://r7.com/Iqhj