copa alemaes blog Que Copa é essa?

Foto: Reuters

O Brasil nas últimas três Copas teve o exemplo vencedor de 2002 e os erros de 2006 e 2010. Dunga foi disciplinador, conseguiu devolver o orgulho em vestir a camisa da seleção, mas abriu mão do talento e só coerência não ganha Copa do Mundo. Parreira levou no papel um timaço. Tinha Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Adriano, além de Robinho no banco. Mas o ambiente não era o ideal, houve muito "oba-oba", o que não ocorreu agora. Isso talvez tenha sido o maior adversário na Copa da Alemanha.

Olhemos para o exemplo vencedor de 2002. Felipão foi coerente, deixou o craque Romário de fora por falta de comprometimento, mas levou grandes jogadores. Contava com Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e tantos outros que podiam resolver uma partida. Só para lembrar, até Kaká como reserva estava lá. Nunca ouvi dizer que Julio Batista ou Josué, por exemplo, foram destaque de seus clubes em uma vitória. Claro que não se forma um grupo só de craques, mas eles não podem perder lugar para bons jogadores. É hora também de parar de se criar craques que não existem, Luis Fabiano é sim um bom centroavante, mas é isso. Agora é o momento de olhar para 2014. Que preparemos uma grande festa e que o mundo volte a ver o verdadeiro futebol brasileiro.
 
Das seleções que restam, a Holanda tem grandes chances de estar na final. O Uruguai, único representante da América do Sul, já está de parabéns. Superou todas as expectativas. Claro que a Celeste lutará até o fim e deve mesmo acreditar que pode chegar à decisão, mas vejo os holandeses mais regulares e com mais poder de fogo.
 
Do outro lado, apostaria na Alemanha. É o melhor time da competição e merece estar lá. Golearam mais um adversário e, desta vez, a poderosa Argentina. Messi não conseguiu repetir as atuações que teve no Barcelona e exagerou na individualidade em todos os jogos. Bem marcado, não se destacou. Pior, viu o craque Ozil, os excelentes Schweinsteiger, Podolski e Muller, além do artilheiro Klose, atropelarem a equipe comandada por Maradona. O trabalho de quatro anos começa a dar belos frutos, como é bom assistir esta Alemanha jogar.

A Espanha tem jogado bem, mas ainda não consegue ser totalmente convincente. Teve grandes dificuldades diante do esforçado Paraguai. Claro que Xavi, Villa e cia podem muito bem levantar esta taça.

Qualquer seleção que chegou até aqui pode ser campeã. É, o futebol que sempre surpreende, capricha mais em Copas do Mundo. Como eu já disse no Jornal da Record...  aqui, então... afinal, estamos no país do animal que representa tão bem o inesperado, o inusitado: a zebra. Símbolo máximo da surpresa no mundo do futebol. Será que ela vai continuar a passear pelos estádios neste Mundial? Pode ser, mas mesmo com a fragrância de zebra por aqui (o que confunde bastante a identificação), sinto um cheiro de Alemanha no ar.  

Beijim

Mylena

Veja mais:

+ Acompanhe a cobertura da Copa no R7
+ Veja as principais notícias do dia
+ Tudo sobre futebol no R7
+ Todos os blogs do R7

http://r7.com/_nxZ